Loja do PlayStation testa sistema de preços dinâmicos

Meses após os primeiros rumores, a Sony parece estar de volta com um teste envolvendo preços dinâmicos na PlayStation Store. Vários usuários começaram a perceber que o valor cobrado por um mesmo jogo pode variar dependendo da conta que estão usando.

Esse tipo de estratégia não é novidade. Nos Estados Unidos, já é comum empresas que vendem ingressos utilizarem algoritmos que ajustam o preço com base na localização do cliente, seu histórico de compras e a demanda pelo produto. Ou seja, quanto mais desejado for um item, maior sua chance de ter um preço inflacionado.

No caso da loja do PlayStation, isso significa que, dependendo do seu perfil, você pode acabar pagando mais ou menos pelo mesmo jogo que seus amigos, o que levanta algumas questões sobre a transparência do sistema. Esse mecanismo parece beneficiar a Sony, pois geralmente as comparações de preços entre diferentes contas não são fáceis de fazer.

Preços dinâmicos do PlayStation podem encarecer seus games

Em grupos do Reddit, os relatos sobre essa mudança não param de aparecer. Às vezes, ao fazer login, o preço de um título pode cair sem que ele esteja em promoção. Por exemplo, um usuário contou que a edição Ultimate de Red Dead Redemption estava custando US$ 19,99 para ele, enquanto outra pessoa conseguiu o mesmo jogo por apenas US$ 14,99.

Os fatores que influenciam essa variação de preços incluem o gênero de jogo preferido do usuário, o tempo que ele dedica a jogar, e os gastos recentes. Mas, como o sistema não é claro, é possível que existam também critérios ocultos que impactem o valor final.

É importante ressaltar que, embora a ideia de preços dinâmicos faça sentido para produtos físicos, isso gera um certo desconforto quando aplicado a jogos digitais. Afinal, no mundo digital, a “escassez” não existe, e o fato de uma pessoa comprar um jogo não impede que outras também o adquiram. Essa situação promete continuar gerando debates entre os jogadores.

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