Horizon MMO usa IA de forma extensiva em seu desenvolvimento, diz NCSOFT

Sony acaba de anunciar um novo jogo da franquia Horizon: Horizon Steel Frontiers, um MMO que será lançado para mobile e PC. No entanto, a notícia não caiu muito bem entre os fãs.

Para complicar ainda mais, a desenvolvedora NCSOFT revelou que o jogo foi criado em parte com a ajuda de inteligência artificial – um tema que gera opiniões bastante polarizadas.

Em uma matéria publicada no site sul-coreano Ruliweb, a equipe foi questionada sobre diversos títulos que estão por vir, incluindo o novo Horizon. Quando perguntados sobre os NPCs controlados por IA no jogo, um representante da NCSOFT confirmou que a tecnologia está sendo utilizada “extensivamente” durante o desenvolvimento.

A resposta completa foi traduzida por um usuário do ResetEra e diz o seguinte:

“Dentro da empresa, estamos testando e recebendo ajuda de NPCs básicos no processo de cooperação ou combate. No nosso caso, como é um ARPG, estamos recebendo suporte em várias áreas, como determinar o número ideal de jogadores para uma jogabilidade mais agradável, ao invés de jogar com muitos usuários de uma só vez. Internamente, também estamos usando a ajuda da IA para produção, desde programação até o desenvolvimento artístico. Está sendo implementada de forma significativa no desenvolvimento e as tecnologias serão reveladas gradativamente mais tarde. A equipe de desenvolvimento de Horizon é a que mais deseja utilizar a IA. Estamos usando de forma extensiva, e você verá um aumento considerável na utilização de IA em jogos lançados após Aion 2.”

A NCSOFT mencionou que o Horizon Steel Frontiers utiliza IA para apoiar várias áreas da produção, “desde programação até arte”.

Não é surpresa que ferramentas de IA estejam sendo um ponto de discórdia, especialmente com a tecnologia crescendo e se aprimorando rapidamente. Outra desenvolvedora que também tem enfrentado críticas por sua utilização de IA é a Embark Studio, que recentemente lançou o muito bem-sucedido ARC Raiders.

Parece que essa tendência de integrar IA nos jogos vai se tornar cada vez mais comum. Cada desenvolvedora e editora terá que decidir como usar essa tecnologia, se optarem por utilizá-la.

Por fim, o uso de IA no Horizon Steel Frontiers pode não ajudar na imagem do jogo entre alguns fãs, muitos dos quais já ficaram frustrados com o fato de o título não ser lançado para o PS5 por enquanto.

Comentários estão fechados.