God of War: jogos listados por ordem de lançamento

A série God of War teve seu início em 2005, com o lançamento para o PlayStation 2, e desde então se tornou uma das histórias mais icônicas dos videogames. Com remasterizações e transformações de cenários, a franquia abrange tanto a era grega quanto a era nórdica, além de alguns conteúdos paralelos interessantes.

Aqui você vai encontrar a ordem cronológica da história, a ordem de lançamento, uma ficha rápida de cada jogo com plataformas, estúdios e um resumo de enredo, além de um guia da saga com começo, meio e fim.

Ordem cronológica da história

God of War: Ascension (2013)

  • Plataformas: PS3
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Prelúdio que mostra Kratos rompendo o juramento com Ares e enfrentando as Fúrias.

A saga começa com Kratos ainda humano, atormentado pelas visões do assassinato de sua esposa e filha, ações que ele cometeu sob a influência de Ares. Em Ascension, ele tenta se libertar do juramento de sangue que o liga ao deus da guerra. As três **Fúrias** — Megera, Tisífone e Alecto — o capturam, mas com a ajuda de Orkos, o guardião do juramento, Kratos luta para se libertar. O final traz tragédia: ele acaba matando Orkos, mas isso apenas marca o início dos pesadelos que o perseguirão pelo resto de sua vida.

Gameplay:

  • Introduziu o modo multiplayer online.
  • Apresentou um sistema de armas múltiplas.
  • Incorporou mecânicas de manipulação temporal.
  • Retornou à câmera cinematográfica fixa.

God of War: Chains of Olympus (2008)

  • Plataformas: PSP, depois PS3/PS Vita
  • Estúdio: Ready at Dawn
  • O jogo: Aventura portátil que antecede o primeiro GoW.

Os eventos de Chains of Olympus ocorrem durante os dez anos de servidão de Kratos aos deuses do Olimpo. Ele é enviado para deter uma invasão persa, mas logo se envolve na busca pelo deus Hélio, que desapareceu. Kratos acaba confrontando a deusa Perséfone, que planeja libertar o titã Atlas. O momento trágico surge quando ele reencontra sua filha Calíope, mas decide voltar à luta e, ao final, destrói Perséfone.

Gameplay:

  • Primeiro jogo portátil da franquia.
  • Jogabilidade adaptada ao PSP.
  • Introduziu novas magias e controles otimizados.

God of War (2005)

  • Plataformas: PS2, depois PS3/PS Vita
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Estreia da franquia, com foco em ação hack and slash e puzzles.

O primeiro God of War marca a luta interna de Kratos, consumido pelo remorso sobre o assassinato de sua família. Ele busca a **Caixa de Pandora** para derrotar Ares, o deus da guerra. A trama se desenrola em batalhas épicas e flashbacks que revelam sua trágica origem. No fim, Kratos ainda se sente consumido por sua fúria, o que o leva a um destino obscuro.

Gameplay:

  • Introduziu o combate em cadeia
  • Mistura de combate, exploração e puzzles.
  • Implementou Quick Time Events (QTEs).

God of War: Ghost of Sparta (2010)

  • Plataformas: PSP, depois PS3/PS Vita
  • Estúdio: Ready at Dawn
  • O jogo: Preenche lacunas entre o primeiro GoW e a sequência.

Em Ghost of Sparta, a história acontece entre o primeiro e o segundo jogo. Kratos, agora Deus da Guerra, enfrenta as lembranças de sua mãe e do irmão perdido, Deimos. A busca por Deimos leva à batalha contra o deus da morte, Tânato, e ao sacrifício trágico que testemunha sua queda.

Gameplay:

  • Gráficos impressionantes para o PSP.
  • Introduziu sistemas de defesa aprimorados e desafios extras.
  • Enfatiza uma narrativa mais pessoal.

God of War: Betrayal (2007)

  • Plataformas: Mobile (Java ME)
  • Estúdio: Javaground/SOE-LA
  • O jogo: Side-scroller canônico que mantém tons da série.

Lançado para celulares, Betrayal é considerado canônico, mostrando Kratos acusando-se injustamente do assassinato de Argos. Ao lutar para limpar seu nome, ele se vê em um conflito direto com mensageiros divinos.

Gameplay:

  • Jogo em 2D side-scroller.
  • Enfatiza combate rápido e plataforma.

God of War II (2007)

  • Plataformas: PS2, depois PS3/PS Vita
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Expande cenários e chefes, mergulhando na mitologia grega.

Essa sequência mostra Kratos, já Deus da Guerra, em busca das Irmãs do Destino após ser traído por Zeus. Ele enfrenta inimigos mitológicos e descobre verdades impactantes sobre sua linhagem. A narrativa culmina em uma dolorosa revelação, onde Kratos busca não apenas vingança, mas destruição.

Gameplay:

  • Expansão da escala do primeiro jogo.
  • Adicionou mecânicas inovadoras e armas.

God of War III (2010)

  • Plataformas: PS3; remasterizado no PS4
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Conclusão da era grega com combates grandiosos.

No final da trilogia grega, Kratos enfrenta uma batalha épica contra os deuses, iniciando um ciclo de destruição. Com a ajuda de Atena, ele busca o poder necessário para acabar com Zeus, culminando em sacrifícios e revelações sobre esperança e redenção.

Gameplay:

  • Eleva a escala de combate e gráficos.
  • Introduz novas armas e mecânicas de jogo.

God of War: A Call from the Wilds (2018)

  • Plataformas: Facebook Messenger (texto)
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Aventura textual que introduz Atreus.

Esta aventura serve como um prelúdio ao jogo de 2018. Foca na relação entre Kratos e Atreus enquanto se aventuram nas florestas, estabelecendo o tom emocional da nova era da franquia.

Gameplay:

  • Experiência interativa baseada em texto.
  • Foco em decisões narrativas.

God of War (2018)

  • Plataformas: PS4; depois PC/PS5
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Reinvenção na mitologia nórdica.

Anos após a destruição do Olimpo, Kratos vive com seu filho Atreus. A jornada deles para cumprir o desejo da falecida esposa de Kratos os coloca em conflitos com Odin e Baldur, fazendo com que a relação entre pai e filho se torne central para a narrativa.

Gameplay:

  • Revolução na jogabilidade com câmera livre.
  • Introdução de novas mecânicas de combate e RPG.

God of War Ragnarök (2022)

  • Plataformas: PS4 e PS5
  • Estúdio: Santa Monica Studio
  • O jogo: Continuidade direta da fase nórdica.

Três anos após o primeiro jogo nórdico, Kratos e Atreus confrontam as crescentes tensões que cercam o Ragnarök, explorando novas reinos e enfrentando inimigos poderosos. A história aprofunda a transformação de Kratos de um ser movido pela vingança para um mentor mais consciente.

Gameplay:

  • Expansão de mecânicas anteriores com introdução de novos reinos e inimigos.

Spin-offs e conteúdos paralelos

  • God of War: Betrayal (2007, mobile): Aventura 2D canônica.
  • God of War: A Call from the Wilds (2018, texto): Pré-história de Atreus.
  • Coleções e remasterizações: Vários títulos foram atualizados para novas plataformas.

Cronologia de lançamento dos jogos

AnoTítuloPlataformas principaisEstúdioEraPosição na história
2005God of WarPS2 (PS3/PS Vita)Santa MonicaGrega3
2007God of War IIPS2 (PS3/PS Vita)Santa MonicaGrega6
2007BetrayalMobile (Java ME)Javaground/SOE-LAGrega (spin-off)5
2008Chains of OlympusPSP (PS3/PS Vita)Ready at DawnGrega2
2010God of War IIIPS3; PS4 RemasteredSanta MonicaGrega7
2010Ghost of SpartaPSP (PS3/PS Vita)Ready at DawnGrega4
2013AscensionPS3Santa MonicaGrega (prelúdio)1
2018A Call from the WildsFacebook Messenger (texto)Santa MonicaNórdica (pré)8.1
2018God of War (2018)PS4; PC/PS5Santa MonicaNórdica8
2022God of War RagnarökPS4/PS5Santa MonicaNórdica9

Qual ordem jogar hoje?

  • Para uma **narrativa coesa**, siga a ordem cronológica da história:
  • Para entender a **evolução do gameplay**, jogue na ordem de lançamento.

Da fúria ao legado

O caminho de **Kratos** nos leva de uma **vingança cega** a uma **paternidade consciente**. Ao organizar os títulos, fica claro como a série aborda temas profundos de **culpa, responsabilidade e escolha**. Entender a ordem ajuda a escolher por onde começar, mas o que realmente prende é como cada jogo revisita o passado para moldar o futuro.

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