Ghost of Yotei é melhor que Ghost of Tsushima?

O papo dos _sequels_ (ou sequências) no mundo dos jogos é sempre quente. A verdade é que, muitas vezes, espera-se que as sequências sejam melhores do que seus antecessores. E, em títulos de grande orçamento, isso se torna ainda mais comum, já que eles costumam ampliar o que deu certo no jogo anterior, buscando proporcionar uma experiência geral mais completa.

A Sony, por exemplo, tem investido bastante em sequências nesta geração. Títulos como _God of War: Ragnarok_ e _Horizon: Forbidden West_ têm sido super bem recebidos pelos fãs, embora não tragam mudanças drásticas em relação ao que já conhecemos. Para muitos, são apenas versões maiores e melhores dos jogos anteriores — mas, no fundo, é isso que os fãs desejam?

Agora, uma pergunta que anima a comunidade gamer: qual você prefere, _Ghost of Yotei_ ou _Ghost of Tsushima_? Essa discussão é interessante, pois antes do lançamento de Yotei, algumas pessoas criticaram dizendo que o jogo parecia mais um _DLC_ ou apenas uma continuação do mesmo título. E, de certa forma, essas críticas têm seu embasamento. _Yotei_ realmente se apresenta como uma sequência bastante iterativa, tanto em estética quanto em mecânica, como uma extensão do que a Sucker Punch já havia criado em Tsushima.

Porém, Yotei também busca se diferenciar, trazendo uma abordagem única à fórmula de Ghost. As avaliações elogiaram a forma como o jogo permite uma exploração mais orgânica, algo que muitos consideraram uma melhoria em relação à dependência de marcadores de mapa em Tsushima.

O sistema de combate também ganhou mais profundidade, oferecendo uma variedade de armas intercambiáveis e ajustando o comportamento dos inimigos, proporcionando um desafio mais equilibrado. Em geral, Yotei parece criar uma experiência mais fresca ao longo de sua campanha, algo que Tsushima muitas vezes é criticado por não conseguir.

Por outro lado, devido à natureza mais evolutiva (e não revolucionária) de Yotei, pode ser que você sinta falta do impacto que Tsushima teve na sua época. Quando _Ghost of Tsushima_ foi lançado em 2020 para PS4, foi uma novidade para a Sucker Punch e para a maioria dos jogadores. Embora fosse mais um jogo de mundo aberto com acampamentos inimigos e atividades paralelas, a temática do cinema de samurais nunca tinha sido abordada nessa escala por desenvolvedores de jogos.

Yotei, por sua vez, não consegue ter o mesmo efeito. Não só porque o cenário dos jogos mudou, mas também por sua proposta seguir o mesmo caminho do seu antecessor. Isso pode fazer com que você ainda tenha uma preferência por Tsushima.

Assim, agora que já passou um tempo desde os lançamentos, a pergunta que fica é: qual jogo Ghost você prefere? A discussão está aberta, e seria ótimo ouvir suas opiniões nos comentários!

Comentários estão fechados.