Geração PS5: insider aponta até quando ela deve durar

A geração do PlayStation 5 (PS5) parece que vai demorar mais para dizer adeus do que se imaginava. Segundo o insider Detective Seeds, a revelação do PlayStation 6 deve acontecer em 2028, com o lançamento entre o final de 2029 e o começo de 2030. Essa informação veio de dentro da Sony, de alguém que trabalha diretamente no desenvolvimento do novo console.

O PS5 foi lançado em 2020, bem no meio da pandemia de covid-19, o que afetou bastante a distribuição global. Os dois primeiros anos foram marcados por a falta de estoque, dificultando a vida dos consumidores que queriam comprar o console. Agora que a produção já se estabilizou, o PS5 continua vendendo bem, mas ainda enfrenta um dilema: muitos jogadores questionam seu valor real.

PS5 se consolidando cada vez mais

A ideia de uma troca rápida de consoles, que poderia acontecer já em 2027, perdeu um pouco de força. Os rumores mais recentes falam sobre uma transição mais gradual, principalmente por causa dos atrasos que a pandemia trouxe. De acordo com o insider, os kits de desenvolvimento do PS6 devem começar a ser enviados para as desenvolvedoras a partir de 2026, que deve coincidir com o lançamento do PS5 Pro e a chegada de tecnologias gráficas mais avançadas, como o FSR4.

É claro que, mesmo com o tempo, muitos jogadores ainda sentem que o PS5 não atingiu todo o seu potencial. A escassez de jogos exclusivos que aproveitem ao máximo a nova geração é uma das principais críticas. Apesar de ter títulos relevantes, muitos dos grandes lançamentos estão disponíveis também no PS4, o que acaba desestimulando aquela migração de console.

Comparativos entre gerações

Se olharmos para o PS4, por exemplo, a Sony já tinha lançado jogos incríveis como Bloodborne e Uncharted 4 durante o mesmo período de vida do console. Esses lançamentos ajudaram a firmar o valor do PS4. No caso do PS5, os estúdios ainda precisam dar um gás a mais, lançando mais títulos que sejam exclusivos para a nova geração.

Geração atual é sucesso financeiro da Sony

Os números do PlayStation 5 são impressionantes e refletem o sucesso financeiro que a Sony vem conquistando. Até a metade deste ano, o PS5 já havia gerado mais de US$ 13 bilhões em lucros, superando a soma dos ganhos de todas as gerações anteriores juntas.

Em termos de vendas, o PS5 atingiu a marca de 77,8 milhões de unidades vendidas desde que foi lançado. E as vendas digitais de jogos continuam a ser uma grande tendência: no primeiro trimestre de 2025, aproximadamente 80% de todas as vendas na PlayStation Network foram digitais.

Com tantas informações relevantes jogadas na mesa, fica claro que a Sony não está apenas tentando manter seu lugar no mercado, mas também ampliá-lo, o que é bom para todos nós, amantes dos jogos.

Comentários estão fechados.