Fortnite é acusado de usar arte gerada por ia no ps5

Recentemente, um novo emote no jogo Fortnite tem gerado polêmica ao utilizar uma canção gerada por inteligência artificial de um artista de K-pop. Além disso, surgiram acusações sobre um Spray que supostamente teria usado o famoso filtro de IA do Studio Ghibli, mas o artista se manifestou, negando essas alegações.

Para descobrir as opiniões da comunidade, a página do Fortnite no Reddit lançou uma enquete. E os números são bem expressivos: mais de 2.000 votos já foram contabilizados, e impressionantes 84% dos participantes afirmam que a IA “não tem lugar em Fortnite ou em outros videogames”.

Essa discussão vem em um momento onde o uso de inteligência artificial também foi notado em Call of Duty: Black Ops 7, onde foi supostamente utilizada para criar alguns cartões de identificação e artes do jogo. Na ocasião, a Activision defendeu que emprega uma “variedade de ferramentas digitais, incluindo AI, para capacitar nossas equipes a oferecer as melhores experiências possíveis aos jogadores”.

Tim Sweeney, fundador da Epic Games, que desenvolve Fortnite, parece ser a favor da inclusão da IA no desenvolvimento de jogos. Ele comentou, em algumas declarações públicas, sobre a necessidade de que as lojas de jogos eliminem os avisos de IA que atualmente existem no Steam.

Segundo ele, “o rótulo de IA é relevante para exposições de arte quanto à divulgação de autoria e para mercados de licenciamento de conteúdo digital, onde os compradores precisam entender a situação dos direitos. Não faz sentido para lojas de jogos, onde a IA estará envolvida em quase toda a produção futura”.

Essa situação abre um debate interessante sobre como a inteligência artificial pode moldar o futuro dos jogos, algo que promete ser muito discutido entre os jogadores.

Comentários estão fechados.