Final Fantasy VII – Conheça todos os 9 jogos da saga
Final Fantasy VII voltou a estar em evidência graças ao recente lançamento de Final Fantasy VII Rebirth pro PS5. O que muitos podem não saber ou lembrar, é que esse atual projeto de remakes de Final Fantasy VII não é, nem de longe, a primeira vez que a Square Enix revisita o universo de Final Fantasy VII.
Pensando nisso, decidimos listar aqui todos os jogos ambientados nessa continuidade. Confira abaixo, todos os 9 jogos lançados da saga de Final Fantasy VII, desde o jogo original até os mais recentes do Projeto Remake.
Final Fantasy VII
Lançado originalmente em 1997 pela Square Enix (então SquareSoft), Final Fantasy VII se tornou um marco nos RPGs, contando a história de Cloud Strife, um ex-mercenario que se junta ao grupo eco-terrorista AVALANCHE para combater a megacorporação Shinra, e eventualmente enfrentar Sephiroth, um antagonista icônico cujas ações ameaçam o mundo inteiro. Com uma narrativa profunda, personagens memoráveis e um sistema de combate inovador pra época, o jogo não apenas definiu gerações de RPGs, mas também capturou o coração de milhões de jogadores ao redor do mundo.
O Final Fantasy VII original foi um dos primeiros JRPGs feito em 3D. Foi um dos primeiros títulos a mostrar a real capacidade técnica e gráfica do PS1. Depois dele, diversos jogos seguiram seu exemplo, ditando novas tendências que mudaram completamente a indústria.
Before Crisis: Final Fantasy VII
- Lançamento: Setembro de 2004
- Plataformas: Mobile
A primeira tentativa de expandir esse universo foi com esse jogo pra celulares japoneses que saiu até que de forma bem tímida lá no Japão.
Lançado exclusivamente no Japão para celulares, Before Crisis: Final Fantasy VII explora as profundezas da organização AVALANCHE, dando aos jogadores uma perspectiva única sobre os eventos que antecederam o jogo original de FFVII. Nele, nós controlamos os Turks e temos a AVALANCHE como principal antagonista. Ao mesmo tempo que o game mostra o outro lado da moeda, vemos também alguns eventos que complementam com o que já tinhas conhecido no jogo original. Before Crisis amplia o universo de FFVII, revelando camadas adicionais de sua complexa narrativa e enriquecendo a lore com novos personagens e histórias.
O jogo, porém, foi descontinuado e não pode mais ser acessado por meios oficiais. Apesar disso, fãs conseguiram recriar o game usando RPG Maker e disponibilizar essa versão fanmade gratuitamente no PC. Caso se interesse, essa talvez seja o mais perto que teremos de jogar Before Crisis hoje em dia.
Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII
- Lançamento: Janeiro de 2006
- Plataformas: PS2
Em 2005, a Square expandiu o universo de Final Fantasy VII pela primeira vez com o filme Advent Children. E isso abriu as portas para esse universo ser explorado ainda mais, com livros, animes, audio dramas e, é claro, novos jogos. E o primeiro game pós-Advent Children a expandir Final Fantasy VII foi Dirge of Cerberus.
Situado três anos após os eventos de Final Fantasy VII e um ano após Advent Children, Dirge of Cerberus traz Vincent Valentine, um personagem coadjuvante do jogo original, para o papel principal. Este título de ação-aventura para PlayStation 2 mergulha mais fundo no passado sombrio de Vincent e na misteriosa organização Deepground. Com uma mistura de jogabilidade de tiro em terceira pessoa e elementos de RPG, Dirge of Cerberus expande o lore de FFVII, oferecendo aos fãs uma nova perspectiva e uma compreensão mais aprofundada desse universo.
Hoje em dia, Dirge of Cerberus é considerado datado, e o estilo de gameplay não é tão atrativo assim, principalmente para jogadores atuais. Mesmo assim, é um game que ficou pra história e ajudou a expandir ainda mais o personagem Vincent, que até então não era tão aprofundado assim.
Dirge of Cerberus -Lost Episode- Final Fantasy VII
- Lançamento: Agosto de 2006
- Plataformas: Mobile
Complementando a experiência de Dirge of Cerberus, este capítulo para dispositivos móveis preenche as lacunas entre o jogo para PS2 e a história maior de FFVII. Lançado exclusivamente no Japão e nos Estados Unidos, Lost Episode oferece uma jogabilidade simplificada adequada para plataformas móveis, mantendo a essência de ação-aventura e elementos narrativos que conectam ainda mais os pontos dentro do universo expandido de FFVII.
Crisis Core: Final Fantasy VII
- Lançamento: Setembro de 2007 (original) | Dezembro de 2022 (Reunion)
- Plataformas: PSP (original) | PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, PC, Switch (Reunion)
Como um prelúdio direto de Final Fantasy VII, Crisis Core: Final Fantasy VII segue a vida de Zack Fair, um jovem membro da SOLDIER cujo destino se entrelaça com os eventos principais da saga FFVII. Através de uma combinação de jogabilidade de ação com elementos de RPG, Crisis Core não apenas fornece insights sobre a relação de Zack com personagens icônicos como Cloud, Aerith e Sephiroth, mas também aprofunda o entendimento do mundo e da história de FFVII, culminando em um emocionante e trágico prelúdio para a jornada de Cloud em Midgar.
Inicialmente exclusivo de PSP, Crisis Core ganhou uma versão remasterizada para as plataformas atuais chamada Reunion, que atualiza os gráficos e refina a gameplay, além de casar o game com os jogos mais atuais do Projeto Remake.
Final Fantasy VII Remake
- Lançamento: Abril de 2020 (original) | Junho de 2021 (Integrade)
- Plataformas: PS4 (original) | PS5, PC (Integrade)
Final Fantasy VII Remake traz uma reinvenção completa do clássico de 1997 para o público da era moderna. Expandindo significativamente a história do Midgar e aprofundando o desenvolvimento dos personagens, o Remake combina gráficos deslumbrantes, um sistema de combate inovador que mescla ação em tempo real com estratégia baseada em turnos, e uma narrativa que respeita a essência do original enquanto introduz novos elementos e surpresas. Este jogo representa não apenas uma homenagem aos fãs de longa data, mas também uma porta de entrada para aqueles que nunca experimentaram o mundo de FFVII.
Sendo o primeiro capítulo do chamado Projeto Remake, Final Fantasy VII Remake aborda apenas o arco de Midgar, referente às primeiras horas do jogo original. Porém, ele expande esses eventos de uma forma que ele se torne um jogo completo por si só, enquanto o resto da história ficou prometida para continuações. Isso dividiu a opinião dos fãs, com alguns preferindo um Remake mais fiel e outros gostando da proposta.
A princípio exclusivo de PS4, Remake posteriormente ganharia uma versão completa para o PS5 e PC chamada Final Fantasy VII Integrade, que inclui, além de melhorias gráficas, uma DLC de história protagonizada pela Yuffie, que prepara terreno para a sua participação na sequência.
Final Fantasy VII First Soldier
- Lançamento: Novembro de 2021
- Plataformas: Mobile
Final Fantasy VII First Soldier representa uma ousada incursão da Square Enix no popular gênero battle royale, situado cronologicamente antes dos eventos de todos os jogos já lançados de FFVII. Jogadores assumem o papel de candidatos a SOLDIER lutando pela sobrevivência em Midgar, combinando a tradicional jogabilidade de battle royale com elementos icônicos de RPG da franquia, incluindo magias, invocações e combate específico da série FFVII.
Apesar da proposta diferente em relação ao resto da franquia, First Soldier acabou não convencendo os jogadores. Como resultado disso, a Square Enix acabou descontinuando esse jogo em 2023, menos de 2 anos depois do seu lançamento. Seu enredo, porém, seria abordado no game que seria lançado logo em seguida, e que abordaremos agora.
Final Fantasy VII Ever Crisis
- Lançamento: Setembro de 2023
- Plataformas: Mobile, PC
Final Fantasy VII Ever Crisis é uma promessa ambiciosa de condensar toda a narrativa do universo FFVII – incluindo o jogo original, seus prequels, sequências e spin-offs – em um único título para dispositivos móveis. Este projeto visa oferecer tanto aos novos jogadores quanto aos fãs de longa data uma maneira de experienciar a história completa de FFVII com gráficos atualizados e jogabilidade adaptada para plataformas móveis. Ever Crisis visa explorar cada canto do universo FFVII, desde as profundezas de Crisis Core e Before Crisis até os eventos de Advent Children e além, tudo através de uma experiência unificada e acessível.
O jogo tem visuais semelhantes ao jogo original (mas aprimorados), e elementos gatcha em sua gameplay. Ele é dividido em capítulos e sua história continua sendo expandida. A princípio, apenas as histórias do Final Fantasy VII original, Crisis Core e First Soldier estão sendo abordados. Sendo que a história de First Soldier é a única história 100% inédita sendo contada nesse título. A promessa é que, eventualmente, os eventos de Before Crisis, Advent Children e Dirge of Cerberus também sejam incluídos no game, e quem sabe até mesmo mais eventos inéditos.
A princípio, o jogo era exclusivo de celulares, mas agora ele também pode ser jogado no PC, através da Steam.
Final Fantasy VII Rebirth
- Lançamento: Março de 2024
- Plataformas: PS5
Após o sucesso estrondoso de Final Fantasy VII Remake, a Square Enix anunciou Final Fantasy VII Rebirth como o segundo título na trilogia do remake, prometendo continuar a reimaginação épica do clássico de 1997.
Final Fantasy VII Rebirth expande tudo o que vimos no Remake, melhorando sua gameplay e gráficos, e trazendo Final Fantasy VII pra um contexto de mundo aberto. O fator exploração é intensificado, e a história continua a se expandir, trazendo praticamente toda a história original de forma expandida, além de introduzir elementos novos.
Rebirth é o segundo capítulo do Projeto Remake, que agora é prometido como uma trilogia.
Leia mais:
- Confirmado – Trilogia Final Fantasy VII Remake é exclusiva de PlayStation 5
- Final Fantasy VII Rebirth: A sequência já está em desenvolvimento
- Final Fantasy VII Rebirth: Os 5 mini games mais divertidos
Terceiro jogo do Projeto Remake
- Lançamento: A ser anunciado
- Plataformas: PS5 (provavelmente)
Pra finalizar, o último game que sabemos até o momento desse universo é, justamente, o último capítulo da trilogia de Final Fantasy VII Remake. Não sabemos muita coisa sobre esse jogo. Seu título ainda não foi revelado, mas a suposição é que ele também deve ter algum subtítulo que comece com “Re”, como Remake, Reunion e Rebirth. Fora isso, ele provavelmente vai partir do ponto que o Rebirth acaba e deve seguir até o final da história do Final Fantasy VII original. Fora isso, não sabemos de mais nada desse projeto.
Recentemente, a Square Enix deu a entender que toda a trilogia do Projeto Remake seria lançada para o PS5, o que indica que o terceiro jogo será lançado ainda nessa geração. Resta esperar por mais informações.
Comentários estão fechados.