Final Fantasy pode retornar ao sistema de turnos, diz Yoshida

A série Final Fantasy sempre foi conhecida por suas batalhas por turno, mas parece que essa tradição está mudando. Nos últimos jogos, como Final Fantasy XV e XVI, a Square Enix trouxe um estilo de gameplay em tempo real. No entanto, a boa recepção de títulos como Clair Obscur: Expedition 33 mostra que ainda existe um público ávido por experiências mais clássicas. E quem melhor para falar sobre isso do que Naoki Yoshida, o diretor e produtor da série?

Em uma conversa descontraída com a Anime News Network, Yoshida admitiu que é sim uma possibilidade voltar às batalhas por turnos, mas isso não é uma decisão fácil. Ele explicou que elementos como a estética visual e a narrativa influenciam bastante na escolha do sistema de combate de um jogo. Na verdade, essa decisão está atrelada ao que a equipe quer transmitir aos jogadores.

Final Fantasy e suas possibilidades de combate

Por exemplo, em Final Fantasy XIV, a jogabilidade é mais estratégica e em tempo real, onde as habilidades são limitadas por cooldowns. Já em Final Fantasy XVI, a intenção foi criar algo mais voltado para a ação, deixando o jogo com um ar semelhante a Devil May Cry. Yoshida comentou que é um desafio equilibrar essas abordagens, pois cada uma traz uma experiência única.

“Optar entre turnos e ação acaba reduzindo o foco apenas nas batalhas”, comenta Yoshida. Ele acredita que a escolha deve se alinhar com o que a equipe deseja entregar como um todo, ou seja, deve ser parte de uma experiência mais coesa.

Ele ainda deixou claro que essa decisão não está diretamente ligada a títulos futuros, como Final Fantasy 17 ou 18. O importante, para ele, é que a série mantenha sua essência e não se restrinja a fórmulas tradicionais.

O futuro da série Final Fantasy

Apesar do sucesso de Clair Obscur: Expedition 33, a Square Enix não está tão certa de que retornará aos jogos por turno. A empresa reconhece o interesse nesse tipo de mecânica, principalmente entre alguns dos acionistas, mas não se comprometeu a voltar a esse estilo.

Atualmente, o foco da Square Enix está em priorizar a qualidade em vez da quantidade de lançamentos. Nos próximos três anos, a empresa tem a intenção de garantir que seus jogos tenham um padrão elevado. Depois disso, há planos para aumentar a produção, incluindo títulos de orçamento médio, que podem trazer de volta a prática mais clássica dos combates turnados.

As decisões futuras sobre a série vão depender da equipe criativa que será formada. Assim, a volta às raízes da série é uma possibilidade, mas não uma certeza.

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