Fallen Feathers: um soulslike com alma chinesa e poesia

WUCHANG: Fallen Feathers é mais do que um jogo soulslike desafiador. Ele surge como uma proposta inovadora que combina jogabilidade intensa com elementos da rica cultura, história e mitologia chinesa. Para o diretor do projeto, Xia Siyuan, esse é o grande diferencial que promete conectar jogadores de todo o mundo à jornada de Wuchang, uma guerreira que luta com a perda de memória e a enigmática Doença da Plumagem.

Em um bate-papo descontraído, Xia comentou que o sucesso recente de títulos como Black Myth: Wukong abriu novas portas para os jogos chineses. “O êxito de Black Myth validou o mercado de jogos single-player na China e apresentou a muitos jogadores o que estamos criando por aqui”, contou. Essa abertura permitiu que novos projetos, como WUCHANG, fossem mais ousados em suas propostas criativas.

Embora o jogo se inspire nos clássicos do wuxia, ele busca uma identidade única. “Queremos transmitir um forte senso de época e explorar como a cultura chinesa interpreta temas como destino e causalidade”, disse Xia. Ao invés de seguir fórmulas rígidas, WUCHANG combina kung fu, fantasia sombria e filosofia oriental, resultando em uma experiência distinta.

Acessibilidade e Desafio

O debate sobre modos mais fáceis em jogos soulslike é frequente. Porém, em vez de simplificar, WUCHANG traz uma abordagem diferente com o sistema de Coração Demoníaco, que coloca a escolha nas mãos do jogador. “É tudo sobre compensações. Você pode jogar com um nível baixo de Coração Demoníaco e correr menos riscos, ou optar por um nível alto, liberando mais poderes, mas com a chance de perder tudo se morrer”, explicou Xia. Essa mecânica permite que os jogadores se desenvolvam enquanto aprendem a jogar.

Durante a demo no Summer Game Fest 2025, o desafio foi real, e poucos conseguiram vencer todos os chefes. Esse tipo de dificuldade é intencional. “Queríamos que o combate proporcionasse uma verdadeira sensação de duelo, uma troca de golpes que resultasse em uma conquista profunda para quem vence”, contou o diretor.

Inspiração Cultural

Os chefes do jogo foram desenvolvidos levando em consideração profundas referências culturais. Inspirados em descobertas arqueológicas, como as ruínas de Sanxingdui, e textos antigos, como o Clássico das Montanhas e Mares, cada detalhe carrega simbolismo. “No combate, Xūyǔ representa habilidades especiais e técnicas baseadas em energia espiritual, enquanto o progresso Dǒuzhuǎn Xīngyǔ se refere a momentos chave de evolução do personagem”, explicou Xia.

Outro aspecto intrigante é o sistema de Loucura, que amplia as habilidades disponíveis, mas também aumenta os riscos. “Nos inspiramos em Berserk, onde guerreiros lidam com seus próprios impulsos demoníacos. Se você morrer com um alto nível de Loucura, perde tudo e precisa enfrentar sua versão corrompida para recuperar seu progresso”, revelou.

Uma História Envolvente

WUCHANG se passa em um universo alternativo da dinastia Ming. A região de Sichuan, durante a invasão de Zhang Xianzhong, é rica em mitos e lendas, criando uma narrativa recheada de possibilidades. A protagonista interage com figuras históricas como Li Dingguo e Sun Kewang, e as decisões dela moldam o destino de todos à sua volta.

Essa liberdade narrativa se reflete em múltiplos finais e missões secundárias que realmente influenciam o desenrolar da história. “As escolhas do jogador impactam não apenas o final, mas também o destino de personagens menores”, enfatizou Xia. Para quem quer explorar tudo, jogar mais de uma vez será essencial.

Tecnologia e Estilo

O time de desenvolvimento escolheu a Unreal Engine 5 para dar vida a WUCHANG. Xia elogiou ferramentas como Nanite e Lumen, mas destacou o mais importante: “O que mais me impressiona é como a Epic Games ouve os desenvolvedores e oferece ferramentas que ajudam a resolver nossos problemas, dando-nos mais liberdade para criar”, comentou.

Com mais de 40 horas de campanha, um mundo repleto de referências culturais autênticas e um combate que recompensa a persistência, WUCHANG: Fallen Feathers tem tudo para ser lembrado, não apenas como um soulslike, mas como uma verdadeira experiência artística que conecta passado, presente e o sobrenatural.

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