Ex-produtor de Dragon Age comenta sobre continuações que demoram 10 anos pra sair

Mark Darrah, ex-produtor executivo da franquia Dragon Age, explicou em seu podcast as razões por trás da longa espera para sequências de grandes jogos.

Segundo ele, estúdios grandes, como a BioWare, muitas vezes optam por demorar mais tempo para lançar novos títulos por razões puramente comerciais. Observando o mercado, esses estúdios priorizam o maior impacto possível ao invés de lançar projetos rapidamente.

Uma das razões pelas quais jogos AAA levam tanto tempo em alguns casos é porque eles simplesmente podem. Eles observam o mercado, veem o que precisam fazer e decidem priorizar ter o maior impacto possível em vez de trazer projetos em tempo hábil

Mark Darrah, ex-produtor de Dragon Age

Estratégia de impacto

Imagem: Rockstar Games

Darrah menciona que estúdios como a Rockstar preferem lançar jogos como GTA a cada década, transformando-os em fenômenos culturais. Ele destaca que essa estratégia de esperar longos períodos aumenta as expectativas e, consequentemente, as vendas quando os jogos finalmente são lançados.

Indiscutivelmente é isso que a Rockstar fez com GTA, eles preferem lançar um jogo a cada década ou até mais e se tornar um fenômeno cultural do que tentar reduzir este tempo e potencialmente reduzir este impacto.

Mark Darrah, ex-produtor de Dragon Age

Influência de jogos indies e AA

Além das razões comerciais, Darrah aponta que jogos indies e AA, que são lançados em um espaço de tempo menor, podem mudar a forma como a indústria lida com os games. Se um jogo menor se torna um divisor de águas, isso pode levar estúdios AAA a reconsiderar suas decisões e introduzir novos adiamentos para adaptar suas produções às novas tendências do mercado.

Mudanças na indústria

Imagem: Bethesda

A partir de sua experiência na BioWare, Darrah observa que a espera por novos títulos como Dragon Age, GTA e The Elder Scrolls não apenas eleva as expectativas, mas também permite que os estúdios ajustem suas estratégias de desenvolvimento para maximizar o impacto e as vendas. Esta abordagem, no entanto, pode frustrar os fãs que aguardam ansiosamente por novas aventuras em suas franquias favoritas.

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A longa espera por sequências de grandes franquias como Dragon Age é influenciada por estratégias comerciais que visam maximizar o impacto no mercado. Além disso, a influência de jogos indies e AA pode levar a reavaliações durante o desenvolvimento. Apesar das frustrações dos fãs, essa abordagem permite que os estúdios entreguem experiências de alta qualidade que se destacam na indústria dos jogos.

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