Ex-chefe do PlayStation defende aumento nos preços de jogos

Um dos responsáveis pelo sucesso do PlayStation 4, Shawn Layden, compartilhou uma opinião que pode gerar debates. Para o ex-chefe da Sony Interactive Entertainment, faz todo o sentido que os preços dos jogos aumentem a cada nova geração de consoles.

Em uma entrevista recente, Layden destacou que, ao longo das últimas duas décadas, os preços dos jogos praticamente não mudaram. Ele afirmou que essa situação é inconsistente, especialmente em um cenário de inflação alta e equipes de desenvolvimento maiores, que, claro, elevam os custos de produção.

Todo mundo está com medo”, disse ele. O ex-chefe mencionou que ninguém quer ser o primeiro a elevar os preços. O receio é de perder jogadores e consequentemente, receitas. Isso, segundo ele, faz com que as empresas acabem “comendo” suas margens de lucro.

Indústria de Games e Suas Contradições

Layden apresentou uma crítica bem interessante: segundo ele, a falta de reajuste nos preços é uma das razões pelas quais não vemos mais tantos "carros esportivos" nos estacionamentos dos estúdios. Ele acredita que a indústria está se autossabotando ao priorizar apenas o crescimento, sem ajustar os preços em relação aos crescentes custos de produção.

Além disso, o ex-chefe do PlayStation apontou que muitos jogos, que cobram o mesmo valor há anos, têm adotado microtransações, passes de batalha e outras práticas que podem ser vistas como invasivas. Ele ainda mencionou que as edições Deluxe são uma maneira de aumentar os custos, oferecendo conteúdos adicionais que têm um custo muito baixo para a produção.

Vale destacar que, ao longo dos últimos anos, as disparidades salariais dentro da indústria também aumentaram. O que Layden não mencionou é que essas “margens de lucro reduzidas” muitas vezes refletem os salários altos pagos aos executivos, o que gera um certo desequilíbrio.

Atualmente, a Nintendo já lançou alguns títulos com preços em torno de US$ 80, como é o caso de Mario Kart World. Já a Microsoft sinalizou que poderia adotá-los também para jogos como The Outer Worlds 2, mas ainda não firmou uma decisão ou data para esse aumento.

Essas conversas e decisões em torno dos preços dos jogos mostram como a indústria está em um momento de reflexão. As mudanças que estão por vir podem impactar profundamente a forma como jogamos e o que estamos dispostos a pagar por essas experiências.

Comentários estão fechados.