Eua analisarão ligação entre massacres escolares e jogos

Na última quinta-feira, o governo dos Estados Unidos apresentou um novo plano chamado “Make Our Children Healthy Again”. A proposta aborda temas como a promoção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios. Mas uma parte inusitada desse plano é um estudo que vai investigar a relação entre videogames e os trágicos massacres em escolas que temos visto nos últimos anos.
O secretário de saúde do país, Robert F. Kennedy Jr., comentou que esses incidentes começaram a aparecer a partir dos anos 1990, justo quando os videogames começaram a ganhar popularidade. Ele afirma que, na sua época, havia muito acesso a armas, mas não aconteciam tragédias como as que temos testemunhado atualmente. Para ele, os games podem estar ligados ao aumento da violência entre os jovens, um discurso que já é bastante familiar para muitos.
Kennedy também chamou atenção para o fato de que esses tiroteios em massa parecem ser um problema exclusivo dos Estados Unidos. Segundo ele, enquanto em países como a Suíça o último registro desse tipo ocorreu há 23 anos, na América do Norte essas tragédias acontecem a cada 23 horas. Isso levanta questões sérias sobre o que está acontecendo só por lá.
Ele não para por aí e diz também que existem muitas razões que podem explicar essa situação. Uma das possibilidades que ele menciona são as drogas psiquiátricas que são utilizadas nos EUA, que, segundo ele, são diferentes das que vemos em outros lugares. O político aponta que essa questão, juntamente com o uso de videogames e redes sociais, pode contribuir para a violência entre os jovens.
Para aprofundar essa análise, o Instituto Nacional de Saúde começou uma investigação sobre esse tema. A intenção é entender melhor o que pode estar por trás desse aumento de comportamentos violentos entre crianças. Embora a pesquisa se concentre nas drogas psiquiátricas, outras possíveis causas também serão levadas em conta.
Vale lembrar que muitos estudos já desmistificaram a ideia de que os videogames incentivam comportamentos agressivos. Contudo, essa narrativa volta à tona de tempos em tempos, independente de tendências políticas ou locais. Na década de 1990, por exemplo, jogos como Mortal Kombat geraram tanto debate que resultaram na criação do sistema de classificação indicativa da ESRB, para que os pais tenham mais informações sobre os conteúdos dos games.
Esses são assuntos complexos, que vão além de uma simples análise de jogos e sua influência. As discussões são importantes e abrangem aspectos sociais e culturais que merecem nossa atenção.
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