Estúdio de The Alters fala sobre IA e elimina elemento do game

Pouco tempo depois de The Alters ganhar destaque pelo uso de técnicas de inteligência artificial (IA) nas traduções e textos, a desenvolvedora 11 Bit Studios se manifestou sobre o tema. A empresa confirmou que a tecnologia foi, de fato, utilizada, mas que um erro fez com que um texto inicial não fosse removido na versão final do jogo.
No comunicado divulgado nas redes sociais, a 11 Bit Studios explicou que usou a IA apenas para criar elementos temporários durante o desenvolvimento. “Isso nunca foi pensado para estar na versão final. Infelizmente, um erro interno deixou um único texto preliminar no game”, disseram. Eles se comprometeram a corrigir a situação.
Além disso, a equipe ressaltou que esse episódio é um “caso isolado” em The Alters e que já estão trabalhando em uma atualização para remover o conteúdo indesejado. Para garantir a transparência, a desenvolvedora até compartilhou uma captura de tela mostrando como e onde o texto aparece no jogo.
11 Bit Studios justifica o uso de IA nas traduções de *The Alters*
No mesmo comunicado, a desenvolvedora abordou os questionamentos sobre as traduções utilizadas. Segundo a empresa, os trechos que chamaram a atenção dos jogadores estão relacionados a vídeos licenciados de terceiros, inseridos no final do processo de desenvolvimento.
A 11 Bit Studios explicou que, devido a pressões de tempo, decidiram não envolver os parceiros de tradução e optaram por usar a IA para ter esses vídeos prontos para o lançamento. Eles garantiram que esses elementos são temporários e que uma tradução de melhor qualidade será aplicada em uma futura atualização.
Com as ferramentas de IA evoluindo, a empresa reconheceu que isso traz novos desafios e oportunidades para o desenvolvimento de jogos. The Alters é um exemplo de como eles estão explorando essas soluções e, segundo eles, o compromisso é sempre atuar de forma transparente com os fãs.
Explicação não convenceu a todos
Apesar do esclarecimento da desenvolvedora, muitos jogadores ainda ficaram céticos quanto ao uso de IA em The Alters. Em uma plataforma de redes sociais, diversos usuários comentaram que seria muito mais simples identificar e remover conteúdo temporário se ele fosse facilmente reconhecido como tal, em vez de aparecer como textos comuns que revelam sua natureza apenas pela presença de prompts.
Jarret P., designer de narrativa técnico de outra empresa, comentou que, em sua experiência, conteúdos temporários normalmente são criados para parecerem ruins e assim serem facilmente reconhecíveis. “Você precisa olhar rapidamente e perceber que algo está longe de ser finalizado”, explicou.
Até agora, a 11 Bit Studios não esclareceu por que não mencionou o uso de IA na página de The Alters no Steam, mesmo com a plataforma exigindo essa informação. Além disso, não foi informado quando a atualização que removerá os conteúdos indesejados será lançada.
Comentários estão fechados.