Entenda a influência de Duna nos games
Era uma vez, num deserto distante do universo dos jogos, uma obra que mudaria para sempre o cenário gamer. Não, não estamos falando de uma misteriosa relíquia enterrada nas areias do tempo, mas sim de Duna 2: A construção de uma dinastia ou Dune 2: The Building of a Dynasty, no título em inglês.
O pioneiro que não só plantou a semente do gênero de Estratégia em Tempo Real (RTS) mas também regou, adubou e viu essa semente virar uma árvore gigantesca, cujos frutos podem ser vistos em jogos atuais de tirar o fôlego. Vamos adentrar nessa história que tem mais reviravoltas que uma partida acirrada de qualquer RTS moderno.
A revolução chamada Duna 2
Antes de Duna 2 chegar e chacoalhar o mundo dos games em 1992, a maioria dos jogos de estratégia nos tratava com a paciência de um monge, permitindo-nos planejar cada movimento com todo o tempo do mundo. Mas então, Duna 2 chegou com a sutileza de uma tempestade de areia, nos lançando no meio da ação contínua, onde cada segundo conta, e a hesitação é o primeiro passo para a derrota.
O início de tudo: coleta de recursos e construção de bases
Lembra daquela vez em que você passou horas decidindo a localização perfeita para sua base, para depois descobrir que o inimigo estava construindo uma megaestrutura bem ao lado? Pois é, você pode agradecer (ou xingar) Duna 2 por isso. A introdução da coleta de recursos e da construção de bases foi tão revolucionária que hoje em dia é mais fácil encontrar um oásis no deserto do que um jogo de RTS que não siga esses princípios.
O campo de batalha se expande
E não para por aí! Duna 2 também nos ensinou a arte de gerenciar unidades e orquestrar combates épicos, criando um verdadeiro balé de tanques e soldados no deserto. E, claro, não podemos esquecer das facções com características únicas, trazendo uma profundidade estratégica que nos faz passar noites em claro planejando a próxima jogada.
É impressionante pensar que sem Duna 2, talvez nunca tivéssemos ouvido falar de titãs como Warcraft, StarCraft e Age of Empires. Imagina só um mundo sem esses jogos… Melhor não, né? A influência de Duna 2 é tão vasta que dizer que ele apenas inspirou outros jogos, seria o mesmo que dizer que o oceano é apenas uma poça d’água.
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Estabelecendo um gênero
Duna 2 não só lançou as bases para o gênero RTS, como também o definiu para as gerações futuras. Antes dele, estávamos todos vagando pelo deserto da incerteza, sem saber ao certo o que era um RTS. Mas Duna 2 chegou como um verdadeiro fremen, guiando-nos pela tempestade de areia e mostrando o caminho. Confira o trailer:
A lição de Duna 2
Então, da próxima vez que você estiver lá, comandando suas tropas e expandindo seu império, lembre-se do velho e bom Duna 2. Esse pioneiro não só nos mostrou o que significa jogar um RTS de verdade, mas também provou que, às vezes, as ideias mais inovadoras vêm dos lugares mais inesperados. E quem diria que um jogo baseado em um deserto poderia dar vida a um oásis tão vasto e diversificado de estratégias, batalhas e, claro, diversão sem fim?
Então, caro leitor, da próxima vez que você se pegar mergulhado no universo de um RTS, saiba que está pisando em terreno sagrado, forjado pelas areias do tempo e pelo gênio inovador de Duna 2. E se alguém perguntar por que você está tão obcecado por coletar recursos e construir bases, simplesmente responda: “É porque estou seguindo os passos dos gigantes do deserto.”
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