Editoras propõem à Sony inclusão de clássicos retro no PS Plus

Como são escolhidos os novos clássicos retrô para o PS Plus Premium? Essa é uma pergunta que muitos fãs da plataforma têm se feito, especialmente desde que o serviço foi lançado há alguns anos. Embora tenhamos visto alguns títulos icônicos, como Sly Cooper e Ape Escape serem adicionados, ainda há uma enorme quantidade de clássicos ausentes, principalmente considerando que a emulação da Sony agora abrange PS1, PS2 e PSP.
Em alguns casos, parece que as editoras estão apresentando suas propostas para a gigante japonesa. Um exemplo interessante é a recente inclusão de Battle Engine Aquila, um shooter de mechs lançado em 2003 e que muitas pessoas não conhecem muito bem. Apesar de ser um título apreciado, a sua inclusão no PS Plus Premium nos deixou com a pulga atrás da orelha, já que muitos outros jogos lendários ainda não deram as caras por lá.
Conversamos com Alex Lotz, produtor da Ziggurat, sobre como esse jogo acabou no serviço. Ele explicou que a Ziggurat abordou a Sony com o interesse de trazer o jogo para o catálogo de clássicos da PlayStation. O time de emulação da Sony ficou responsável pelo desenvolvimento principal, enquanto a Ziggurat revisou e aprovou os builds e também as características de rede, como os Troféus.
Lotz comentou que a Sony começou a elaborar uma lista inicial de Troféus e a Ziggurat teve voz na aprovação do conjunto final. Embora ele não tenha novidades para divulgar no momento, mencionou que a empresa está interessada em adicionar mais títulos retrô ao PS Plus Premium no futuro.
Acreditamos que a Sony está mantendo um diálogo constante com editoras sobre a possibilidade de incluir jogos de seus catálogos. No entanto, quando se trata de grandes nomes como a Square Enix, especialmente com jogos clássicos como Chrono Trigger, é provável que a empresa tenha planos de fazer remasterizações próprias.
Atualmente, os clássicos retrô estão entre as melhores atrações do PS Plus Premium, mas a frequência de lançamentos está bem lenta. A biblioteca da PlayStation está repleta de títulos que merecem destaque, mas o ritmo de um ou dois novos jogos por mês pode significar que levará anos até que sejam reunidos uma coleção significativa de clássicos.
Só nos resta torcer para que a Sony não desista da iniciativa antes que ela alcance todo seu potencial.
Comentários estão fechados.