Doom roda em power bank com nova tecnologia portátil

Lançado no final de 1993, DOOM é um clássico que rendeu muitas adaptações ao longo dos anos. Recentemente, um power bank chamado Anker Prime Charging surpreendeu ao conseguir rodar o jogo, e ainda vem com uma tela LCD.
O canal do YouTube de Aaron Christophel mostrou como essa adaptação funciona. Ele falou sobre como o jogo se encaixa bem em um hardware tão modesto. O único desafio encontrado foi em relação aos controles, que não são muito ágeis, tornando a jogabilidade um pouco complicada.
Para que isso acontecesse, Christophel utilizou um componente chamado SoC Synwith SMW34S, que é bem modesto, com 8 MB de SDRAM e 16 MB de armazenamento. O Anker Prime, além de potente para um carregador, possui uma tela com resolução de 200 x 480 pixels, o que se revelou bastante competente para exibir o jogo.
Projeto para adaptar DOOM está aberto ao público
Se você é curioso e quer saber mais, Christophel deixou os arquivos e o passo a passo para essa adaptação disponíveis no Github. Ele destacou que não foi preciso fazer muitas modificações para que DOOM funcionasse na CPU ARM Cortex-M33. Para garantir uma jogabilidade mais fluida, ele reduziu um pouco a resolução do jogo.
Um ponto a ser considerado é que não houve mudanças no hardware do power bank. Além dos controles limitados, essa versão de DOOM ainda tem outra limitação: não possui áudio. Isso se deve a restrições do dispositivo.
A versatilidade do jogo é, em parte, resultado de uma decisão da id Software; ao lançar DOOM, a empresa disponibilizou o código-fonte desde 1993 para aumentar a variedade de mapas multiplayer. Graças a isso, DOOM pode rodar até mesmo em dispositivos bem diferentes, como alarmes e até documentos do Word!
O jogo continua sendo importante para a Bethesda, que constantemente o adapta para as plataformas atuais, com novos conteúdos e melhorias. É interessante ver como um título tão antigo ainda consegue cativar novos públicos, não é mesmo?
Comentários estão fechados.