Devs de MindsEye criticam produtor em carta aberta

Lançado em junho deste ano, o jogo MindEye era a grande aposta para trazer de volta o talento de Leslie Benzies, um produtor conhecido por seu trabalho na icônica série GTA. Contudo, o que os jogadores encontraram foi um game cheio de problemas, muitos deles oriundos das decisões tomadas pela liderança da desenvolvedora Build a Rocket Boy.

Nesta sexta-feira (10), mais de 90 desenvolvedores que estiveram envolvidos na produção do jogo decidiram se manifestar. Eles assinaram uma carta aberta criticando a gestão do estúdio, afirmando que as decisões de Benzies e sua equipe culminaram em um dos maiores fracassos comerciais de 2025.

Os desenvolvedores destacaram que os executivos não assumiram a responsabilidade pelos problemas enfrentados pelo jogo e trataram o lançamento de forma irresponsável. Dentre as ações que levantaram críticas está a demissão de 250 funcionários, que, segundo os ex-colaboradores, ocorreu sem critérios claros e respeitando pouco as legislações locais.

Ex-devs de MindsEye processam a Build a Rocket Boy

Com o apoio do sindicato IWGB Game Workers, muitos ex-funcionários da Build a Rocket Boy decidiram processar a empresa. Eles alegam que a desenvolvedora ignorou leis do Reino Unido que exigem um período de consultoria antes da realização de demissões em massa.

O desenvolvimento de MindEye também foi marcado por práticas abusivas, como assédio e longos períodos de trabalho sem descanso, uma realidade conhecida como crunch. Nessa cultura, os colaboradores são forçados a trabalhar exaustivamente durante meses ou até anos sem a devida compensação ou dias de folga.

A carta aberta, que ainda recebeu adesão de alguns que continuam na empresa, trouxe uma série de demandas. Os signatários exigem que os funcionários que estão sob aviso prévio possam sair imediatamente, sem precisar cumprir os dias restantes de trabalho, garantindo assim seus pagamentos. Eles também pedem que a empresa utilize parceiros externos para gerenciar futuras demissões.

Além disso, os desenvolvedores querem um pedido público de desculpas por parte do estúdio e o reconhecimento da IWGB como representante legal dos trabalhadores. A situação ainda gera incertezas em relação ao futuro do jogo, já que Benzies e outros executivos afirmaram que a produção foi sabotada por fatores internos e externos.

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