Desenvolvedores de Expedition 33 trocam ideias com equipe de Final Fantasy

Clair Obscur: A Expedition 33 não teria surgido se não fosse pela influência de Final Fantasy. Essa afirmação pode parecer surpreendente, mas a equipe da Sandfall Interactive com certeza reconhece essa conexão. O RPG, que apresenta um orçamento mais modesto, conquistou os jogadores do PS5 este ano, trazendo uma jogabilidade que lembra bastante os clássicos da série Final Fantasy.
É interessante notar como a Square Enix, conhecida por suas decisões controversas, recebeu os desenvolvedores de Expedition 33 na sua sede em Tóquio. Durante essa visita, eles também passaram pela Kojima Productions, aproveitando a oportunidade para trocar experiências e ideias.
Embora ainda não tenhamos acesso ao que foi discutido, o diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, Naoki Hamaguchi, parecia animado com a visita do time. Ele compartilhou em uma rede social que os criadores de Expedition 33 tiveram uma troca criativa de visões e ideias com a equipe da Square Enix.
Vale lembrar que Final Fantasy 7 Rebirth foi um dos candidatos a Jogo do Ano no ano passado, provando que a Square Enix ainda sabe o que faz. Mas o retorno de Expedition 33 ao combatê tradicional por turnos e a exploração de mapas mundiais trouxeram uma nostalgia que os fãs de Final Fantasy sentiam falta há algum tempo. Ver as duas equipes compartilhando ideias é realmente animador.
Falando sobre a questão dos jogos por turnos, a Square Enix não abandonou totalmente esse formato. A série Octopath Traveler, por exemplo, mantém os combates em estilo retro, embora não esteja disponível para PS5. Outra franquia, Bravely Default, também segue essa linha.
Recentemente, Naoki Yoshida, diretor de Final Fantasy 16, comentou sobre o sucesso de Expedition 33 e observou que “não há uma resposta clara” sobre se os futuros jogos da franquia vão continuar com o combate por turnos. Ele mencionou que a escolha entre o estilo por turnos ou ação não se resume apenas ao sistema de batalha. Há muitos fatores, como a qualidade gráfica e a narrativa, que influenciam as decisões sobre como desenvolver o jogo.
Essa abordagem mais ampla é importante, já que a experiência do jogador deve ser sempre a prioridade. A discussão sobre o que vem a seguir para Final Fantasy é animadora, e as influências de jogos como Expedition 33 podem ser um ponto de partida interessante para novas inovações.
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