‘Desenvolvedores de Battlefield 6 explicam versão do PS5’

Battlefield 6 promete ser uma das produções mais otimizadas da série para os consoles PlayStation. Após uma beta bastante popular no PS5, conversamos com Christian Buhl, diretor técnico da Ripple Effect, e Matthew Nickerson, designer sênior de combate para consoles. O papo foi cheio de insights sobre desempenho, melhorias para o PS5 Pro e as novidades no desenvolvimento dessa versão.
Uma das principais preocupações da equipe foi garantir um desempenho arrasador. Christian destacou que, desde o início, o foco era fazer com que o jogo fosse muito bom em termos de performance. Para isso, eles montaram uma estrutura robusta de testes. Criaram níveis de teste que permitiram a inclusão de diversos elementos—veículos, prédios e até jogadores—para entender até onde conseguiam ir em termos de otimização enquanto mantinham a taxa de 60 frames por segundo.
A equipe aperfeiçoou o código e, em outras situações, decidiu simplificar certos níveis para garantir um desempenho mais fluido. Christian comentou que, ao receber o PS5 Pro, a transição foi tranquila, já que a equipe já tinha um bom controle sobre o que funcionava no PS5. Eles tinham como meta aproveitar tudo que a nova máquina poderia oferecer, sem comprometer a performance.
### Desenvolvimento Focado nos Consoles
Uma questão levantada foi sobre a abordagem de desenvolvimento. Christian enfatizou que, diferente do que ocorreu em versões anteriores, onde o foco era criar primeiro para PC e depois adaptar para consoles, dessa vez a equipe trabalhou simultaneamente para todas as plataformas. Ele mencionou que todos os desenvolvedores tinham controles em suas mesas para garantir uma experiência realista.
### Recursos do Controle DualSense
Matthew trouxe detalhes sobre como estão aproveitando as funcionalidades do controle DualSense, como a vibração e os gatilhos adaptativos. É possível até desativar essas funções se o jogador preferir uma experiência mais clássica. O controle também possui um alto-falante, que traz algumas interações interessantes, como alertas sonoros durante o jogo.
### Sistema de Controles e Personalização
A equipe está preocupada com a experiência do usuário e oferece uma variedade de opções de personalização. Os jogadores podem até usar a tecnologia de giroscópio para executar comandos, como recarregar armas apenas movendo o controle. Matthew mencionou que essa flexibilidade é interessante para garantir que cada jogador tenha um controle que se ajuste às suas preferências.
### Combate aos Cheats
Infelizmente, trapaças têm se tornado um problema frequente em jogos multiplayer. Christian comentou que a equipe está trabalhando em conjunto com a PlayStation e a Microsoft para implementar detecções e medidas que ajudem a combater esse problema. O objetivo é preservar um ambiente de jogo justo e competitivo.
### Feedback da Beta
Após a beta no PS5, a equipe recebeu uma avalanche de feedbacks que influenciaram melhorias significativas. Matthew relatou que muitos jogadores acharam as opções de menu um pouco complicadas, especialmente as relacionadas ao controle. Como resultado, a equipe decidiu simplificar a navegação e reunir as opções mais utilizadas em um único lugar.
Christian acrescentou que, além da beta, eles já vinham coletando dados desde o início do ano, através de eventos como o Battlefield Labs. Esse trabalho contínuo permitiu aprimorar a performance e a estabilidade antes do lançamento oficial.
Battlefield 6 está programado para chegar ao PS5 no dia 10 de outubro. É uma ótima hora para reunir os amigos e se preparar para a ação que vem por aí!
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