Desenvolvedor de mod VR de Cyberpunk 2077 remove seus projetos

Luke Ross, o criador dos populares mods R.E.A.L., que transformam a experiência de vários jogos em algo mais realista, decidiu tirar tudo do ar. A decisão veio depois que ele teve que encerrar a versão do seu mod para Cyberpunk 2077, pois não podia cobrar por isso. Para piorar, a 505 Games também passou a olhar com desconfiança para seu trabalho.

A empresa enviou um aviso de DMCA, alegando que seu mod para Ghostrunner quebrava as regras de uso do jogo. Em vez de disponibilizar o mod gratuitamente e evitar mais problemas legais, Ross optou por retirá-lo da internet. Com essa ação, ele acabou eliminando quase 40 versões da sua criação, incluindo a que já tinha gerado confusão com a desenvolvedora de Cyberpunk 2077. Apesar disso, ele ainda está ativo no Patreon e continua recebendo doações, mas não oferece mais acesso a suas ferramentas ou detalhes sobre como fez os mods.

Criador do mod para Cyberpunk diz que está sendo atacado por “haters”

A situação ganhou um burburinho danado nas redes sociais, especialmente no Reddit. Ross comentou que se tornou alvo de críticas de pessoas que não apoiam seus projetos de realidade virtual e que não gostaram do fato de ele querer ganhar dinheiro com seus mods. Ele ainda revelou que o aviso de DMCA da 505 Games colocou em risco o futuro da sua página no Patreon. Enquanto o pedido da CD Projekt RED para que ele retirasse seu mod de Cyberpunk 2077 não trouxe grandes consequências, a remoção do mod de Ghostrunner criou uma situação insustentável que poderia arruinar sua comunidade online.

Ross fez questão de destacar que, se mais empresas decidirem agir de forma semelhante, ele pode acabar perdendo sua página no Patreon. Para se resguardar, ele achou melhor retirar todas as versões do R.E.A.L. do ar enquanto avalia as melhores opções para se proteger.

Ele criticou a lei de DMCA, dizendo que “foi feita para dar poder a grandes companhias, permitindo que elas simplesmente digam que acreditam que seus direitos autorais estão sendo violados”. Muitas empresas, incluindo a criadora de Cyberpunk, não veriam problemas em manter os mods online, desde que fossem gratuitos. No entanto, Ross não considera viável trocar seu sistema de assinaturas rentável por uma alternativa baseada apenas em doações.

Comentários estão fechados.