Crise em MindsEye: Estúdio enfrenta demissões em massa após flop do jogo

A situação no estúdio Build a Rocket Boy, responsável por MindsEye, está longe de ser tranquila. De acordo com informações divulgadas pelo site IGN, a desenvolvedora com sede em Edimburgo, Reino Unido, iniciou um processo formal de consultoria de 45 dias com os funcionários — o que indica, segundo as leis trabalhistas britânicas, uma possível demissão de mais de 100 colaboradores.

Esse número representa uma parte significativa dos aproximadamente 300 funcionários que o estúdio mantém no Reino Unido. Somando com os 200 que atuam no exterior, a situação pode ter repercussões ainda maiores nos próximos meses.

MindsEye decepciona e se torna o pior jogo do ano no Metacritic

Imagem: Reprodução

Lançado no último dia 10 de junho, MindsEye chegou ao mercado cercado de expectativa, mas foi rapidamente engolido por uma enxurrada de críticas negativas e bugs técnicos. Nas redes sociais, diversos jogadores começaram a postar vídeos com erros gráficos, falhas de performance e problemas de jogabilidade.

O resultado foi catastrófico: no Metacritic, o jogo tem nota 28 para PS5 e 38 no PC, ocupando atualmente o posto de pior jogo do ano e superando até lançamentos fracassados de 2023. Na Steam, as avaliações estão marcadas como “Majoritariamente Negativas”, com apenas 37% das análises sendo positivas.

PlayStation reembolsa jogadores e situação lembra caso Cyberpunk 2077

A crise se agravou quando a PlayStation começou a emitir reembolsos em massa para jogadores de MindsEye — algo raro, e que não acontecia desde o polêmico lançamento de Cyberpunk 2077 em 2020. Na época, o jogo da CD Projekt RED chegou a ser removido temporariamente da PS Store.

Diante do caos, a Build a Rocket Boy publicou um pedido de desculpas, dizendo estar “de coração partido” e prometendo continuar trabalhando para entregar a experiência que os jogadores merecem.

YouTube player

Leia mais:

Foco total em MindsEye gerou expectativas irreais

Em entrevista recente ao portal VGC, o assistente de direção Adam Whiting explicou que a maior parte da equipe estava dedicada a MindsEye, apesar de o estúdio também estar envolvido em outro projeto: Everywhere. Segundo ele, o jogo exigia “muitos artistas, muitos programadores e muito amor”.

Infelizmente, o resultado final não entregou o que se esperava — e agora o estúdio enfrenta as consequências mais duras de uma estreia desastrosa.

Comentários estão fechados.