Criadores de Dave the Diver falam sobre a categoria do jogo

Lançado em 2023, Dave the Diver rapidamente se destacou por sua jogabilidade envolvente e por uma narrativa divertida. No entanto, o jogo também trouxe algumas polêmicas. Nesse mesmo ano, foi indicado ao prêmio de melhor jogo independente no The Game Awards, mas acabou perdendo para Sea of Stars.
Um pouco mais de um ano depois, o estúdio Mintrocket, responsável pelo jogo, decidiu se manifestar sobre a controvérsia: eles não se consideram um estúdio indie. Essa afirmação não chegou a surpreender muitos fãs, pois já havia comentários a respeito disso desde a indicação. Mesmo com um jogo de estilo 2D e preço acessível, o Mintrocket está vinculado à Nexon, uma gigante que lucra mais de 1 bilhão de dólares por ano.
Durante uma entrevista, o diretor Hwan Jae-ho comentou que a confusão pode ter surgido por conta do tamanho pequeno de sua equipe. Ele levantou a hipótese de que as pessoas confundiram estilo e originalidade com a ideia de ser um estúdio independente.
Dave the Diver não é indie e ponto
Jae-ho também ressaltou que a Mintrocket nunca se apresentou como um estúdio independente. A empresa não teve controle sobre a comissão que decidiu que o jogo entrasse na categoria de independentes no The Game Awards. Ele afirma que a seleção é feita por membros escolhidos para definir os vencedores, e que, nesse processo, o que mais importa são os visuais e as mecânicas do jogo, e não como ele foi desenvolvido ou financiado.
O apresentador do The Game Awards, Geoff Keighley, comentou que o termo "independente" pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas, e que ele não se arrepende da situação. Mostrando sua força no mercado, Dave the Diver planeja continuar recebendo novos conteúdos até 2026. Além disso, até o dia 27 de junho, o jogo oferece um DLC gratuito inspirado em Godzilla.
Assim, a confusão em torno da categoria "indie" continua, enquanto o jogo segue seu caminho, divertido e inovador.
Comentários estão fechados.