Criador de Fallout comenta desvio de foco nos jogos atuais

Tim Cain, um dos criadores da icônica série Fallout, continua ativo na indústria de games, especialmente com seu trabalho em The Outer Worlds, desenvolvido pela Obsidian. Com uma carreira recheada de experiências, ele expressa sua preocupação com a direção que muitos jogos modernos estão tomando. Segundo Cain, esses jogos estão se perdendo ao tentar agradar a todos e, com isso, estão deixando de lado o que realmente atrai a atenção do público.
Em um vídeo recente no seu canal no YouTube, ele compartilhou uma reflexão sobre o que os games atuais poderiam aprender com os clássicos. Cain acredita que a tentação de “agradar a todos” resultou numa falta de foco, levando a produtos que, ao invés de brilhar, se tornam genéricos.
“Eles não sabem realmente o que querem ser”, disse ele. Cain criticou o que chama de desenvolvimento “por comitê”, onde muitas vezes as decisões são tomadas apenas para satisfazer desenvolvedores ou publicadoras e não refletem a verdadeira essência do jogo. Para ele, os títulos antigos se beneficiavam das limitações técnicas da época, que forçavam os criadores a terem uma visão clara e objetiva.
Jogos do passado eram mais focados
Quando Cain começou sua jornada nos anos 1980, a indústria dos games ainda engatinhava. Naquela época, era comum que um artista também fosse programador, ou até mesmo designer de som. Por conta disso, os jogos precisavam ter um foco bem definido para que pudessem ser viáveis, já que os recursos eram bastante limitados. Sem essa clareza, muitos projetos simplesmente não conseguiam sair do papel.
Ele comenta que cada detalhe importava, e isso gerava uma necessidade de eficiência no uso dos recursos. “Ou você escreve códigos eficientes, ou seu jogo não vai funcionar no console Atari”, afirmou. Essa obediência às restrições técnicas muitas vezes forçava uma abordagem mais cuidadosa e focada, que Cain acredita que muitos dos jogos atuais poderiam adotar.
A mensagem de Cain é clara: a simplicidade pode ser uma aliada poderosa. Ele sugere que a adição de todo tipo de sistemas em um jogo nem sempre resulta em uma experiência mais divertida. “Você precisa ser simples. Foque no que realmente importa e faça isso com excelência. Imagine um restaurante chique — você não vai receber um prato cheio, mas a refeição será uma explosão de sabor”, concluiu.


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