Conheça o jogo de Prince of Persia que virou Assassin’s Creed
Assassin’s Creed, hoje em dia, é a galinha de ovos de ouro da Ubisoft. A franquia mais popular e rentável da desenvolvedora francesa. Porém, muitos esquecem que as suas origens se devem bastante a outra franquia: Prince of Persia. Já que a ideia que mais tarde se tornaria Assassin’s Creed, na verdade, começou como um spin-off de Prince of Persia, chamada Prince of Persia: Assassins.
O protótipo que originou Assassin’s Creed
Prince of Persia: Assassins começou como um título ambicioso dentro do universo de Prince of Persia, desenvolvido pela Ubisoft. Destinado a ser um spin-off da série original, o jogo foi concebido para explorar novas dinâmicas de jogabilidade, introduzindo conceitos de ação furtiva e narrativa profunda em um contexto histórico rico.
O projeto, no entanto, tomou um rumo diferente durante seu desenvolvimento, levando ao nascimento de Assassin’s Creed, uma nova franquia que combinaria elementos históricos com uma ficção intricada envolvendo sociedades secretas e uma longa luta pelo poder.
Evolução de um protótipo
O desenvolvimento de Prince of Persia: Assassins foi marcado por inovações significativas em termos de mecânicas e narrativa. O jogo pretendia colocar o jogador no papel de um assassino na antiga Pérsia, com missões que envolviam proteger e cooperar com outros personagens não jogáveis significativos.
A jogabilidade estava sendo projetada para incluir elementos de escolta e proteção, uma novidade na época, que mais tarde evoluiria para a complexidade narrativa e de gameplay vista em Assassin’s Creed.
Influência duradoura no design de jogos
Embora Prince of Persia: Assassins nunca tenha sido lançado como um jogo independente, seu desenvolvimento teve um impacto duradouro na indústria dos jogos.
As ideias e técnicas exploradas no protótipo abriram caminho para que Assassin’s Creed não apenas adotasse, mas expandisse essas ideias, introduzindo uma mecânica de jogo revolucionária que incluía parkour, stealth e combate complexo em um mundo aberto historicamente preciso.
Legado e reconhecimento
O legado de Prince of Persia: Assassins é evidente no sucesso e na expansão da série Assassin’s Creed, que desde então explorou diversas eras históricas e revolucionou o gênero de aventura e ação.
Na época, os executivos da Ubisoft não consideraram a ideia de Prince of Persia: Assassins boa para a franquia Prince of Persia. Eles não gostaram, por exemplo, do conceito de um jogo da saga que não era protagonizado pelo Príncipe. Mas ao mesmo tempo, o conceito de gameplay foi super elogiado, então decidiram tornar essa ideia uma nova IP. Assim, Prince of Persia: Assassins se tornou Assassin’s Creed.
Ironicamente, a Assassin’s Creed meio que sobrepujou Prince of Persia em popularidade. E agora a Ubisoft trouxe Prince of Persia de volta com The Lost Crown, que possui um conceito de enredo muito semelhante ao Prince of Persia: Assassins. Será coincidência?
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Prince of Persia: Assassins permanece um exemplo fascinante de como as ideias iniciais em desenvolvimento de jogos podem evoluir e dar origem a algo completamente novo e inovador. Esta história nos lembra que, no desenvolvimento de jogos, mesmo os projetos que nunca veem a luz do dia têm o potencial de influenciar grandemente o futuro.
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