Concord ganha apoio de fãs enquanto Sony ameaça o game novamente

Lançado em agosto de 2024, o jogo Concord entrou para a história da Sony Interactive Entertainment como uma das suas investidas menos bem-sucedidas. Apesar de sua curta duração de duas semanas, o título conquistou um grupo de fãs que decidiu ir além e trabalhar em um projeto para ressuscitá-lo.
Após o fechamento do jogo e o reembolso das cópias digitais, um pequeno time de entusiastas começou a desenvolver uma solução de servidor privado. Esse projeto, chamado Concord Delta, tem avançado rapidamente e já é possível realizar partidas completas.
Os criadores do Concord Delta ressaltam que ainda estão em fase de desenvolvimento e, por isso, a experiência pode ter alguns bugs. Contudo, é preocupante que a Sony esteja de olho nessa iniciativa e pode intervir para impedir que essa lembrança do game, criado pela Firewalk Studios, esteja novamente acessível aos jogadores.
Sony não quer revitalização de Concord
Com o aumento do interesse pelo projeto, críticas ao Concord começaram a surgir, ressaltando os problemas que o jogo enfrentou e as escolhas feitas pela equipe de desenvolvimento. Pareceu ainda mais alarmante quando o servidor privado virou alvo da Sony.
Após a divulgação de vídeos sobre o Concord Delta, muitos foram removidos pela companhia. Os criadores relataram que enfrentaram “ações legais preocupantes”, o que os forçou a interromper o envio de convites para participar dos servidores.
Embora a Sony ainda não tenha contatado diretamente os responsáveis pelo projeto, não é difícil imaginar que isso aconteça em breve. Caso a empresa exija que os criadores desistam da ideia de reviver o jogo, eles não terão muitas opções — aceitar o pedido ou enfrentar um embate legal que, claramente, não seria fácil de vencer.
Um dos grandes investimentos da Sony no modelo de jogos como serviço, Concord já mostrava sinais de que não conseguiria se estabelecer durante seus testes, que contaminaram seu lançamento com baixa adesão do público. A decisão rápida da empresa de se desvincular do título poucas semanas após a estreia também chamou atenção. Hoje, suas únicas referências ainda estão em materiais promocionais e na série Secret Level, da Prime Video.


Comentários estão fechados.