Concord ensina lição importante, diz líder do PlayStation

Lançado e rapidamente cancelado em 2024, o jogo Concord se tornou um exemplo dos tropeços que a indústria dos games pode enfrentar. Essa experiência serviu de alerta para os estúdios da PlayStation, que buscam extrair lições valiosas para evitar erros semelhantes no futuro.
Em uma conversa com o Financial Times, Hermen Hulst, o CEO da PlayStation Studios, comentou que o desenvolvimento de Concord avançou em um ritmo insustentável. O foco agora é perceber falhas mais cedo, evitando assim prejuízos significativos. A ideia é garantir que, quando algo der errado, a empresa possa lidar com isso de maneira mais ágil e econômica.
Hulst destacou que "não quero que as equipes joguem com segurança, mas gostaria que, quando falhássemos, fizéssemos isso de forma precoce e barata". Para isso, a companhia implementou novos processos de testes que visam identificar problemas logo no início do desenvolvimento.
Concord trouxe lições importantes para o PlayStation
Após o baque de Concord, a Sony intensificou os testes com grupos externos e melhorou a comunicação entre os diferentes estúdios. A ideia é que todos os membros envolvidos tenham clareza sobre o andamento dos projetos que estão supervisionando.
Hulst comentou que agora os testes são muito mais rigorosos e frequentes, enfatizando que aprender com os erros é essencial para o gerenciamento eficaz dos projetos. Ele acredita que cada frustração traz uma oportunidade de aprendizado e que essa mentalidade está mais forte do que nunca na companhia.
A evolução no processo de desenvolvimento também inclui um pouco mais de liberdade nas escolhas. Hulst declarou que, enquanto no passado o foco estava na quantidade de jogos como serviço a serem lançados, agora vale mais a pena explorar uma variedade de experiências para os jogadores. Dessa forma, se busca atender a diferentes comunidades, sem perder de vista a importância dos jogos que geram receita contínua.
Embora a CFO Lin Tao tenha ressaltado que a empresa ainda acredita no potencial dessa categoria de jogos, a abordagem parece ter mudado. O foco agora é oferecer experiências diversificadas, sem a pressão de uma lista extensa de lançamentos.
Essas mudanças refletem uma nova fase no relacionamento entre os criadores e a comunidade de jogadores, com um olhar mais atento para o que realmente funciona e o que deve ser evitado.
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