Com Expedition 33 ganhando melhor jogo indie, o que é “indie” para você?

A discussão sobre o que realmente significa “jogo indie” continua a ser um tema bem debatido entre os gamers. Essa conversa, que vem acontecendo há anos, voltou à tona após a premiação The Game Awards 2025, onde o jogo Clair Obscur: Expedition 33 levou o prêmio de Melhor Jogo Independente.

O que gerou burburinho nas redes sociais não foi apenas a vitória, mas a dúvida se o jogo pode mesmo ser considerado um indie. Enquanto alguns defendem que ele se encaixa na categoria, outros acreditam que não!

De acordo com o dicionário Merriam-Webster, “indie” se refere a algo independente, especificamente uma empresa de produção de música ou filme que não é afiliada a grandes corporações. Nos primórdios dos jogos indie, essa definição fazia sentido, pois eram desenvolvidos por pequenas equipes sem apoio de grandes publishers. Esses jogos costumavam ter orçamentos menores e eram feitos de forma mais rápida, se diferenciando dos blockbusters das grandes desenvolvedoras.

Com o crescimento das plataformas digitais, como a PS Store e Steam, os times independentes passaram a liberar suas criações com mais facilidade. Resultou em uma onda de jogos variados e experimentais que enriqueceram o mercado.

No entanto, o conceito de “jogo indie” acabou se tornando um pouco confuso. Um exemplo clássico é o jogo Hotline Miami, que foi produzido por uma equipe de somente duas pessoas, mas publicou sob a bandeira da Devolver Digital — uma grande empresa de publicação. Isso levantou questões sobre se ele deveria ser considerado realmente um título indie.

No caso de Expedition 33, a história parece similar. Desenvolvido pela Sandfall Interactive, que conta com cerca de 30 colaboradores, o jogo foi publicado pela Kepler Interactive. Inicialmente criada por sete estúdios independentes, a Kepler se expandiu e agora publica títulos de fora, o que complica ainda mais a definição do que é um jogo indie.

Um ponto discutido é o orçamento. Com custos abaixo de 10 milhões de dólares, é impressionante comparado aos jogos de estúdios AAA, que frequentemente têm orçamentos muito maiores. Contudo, muitos acreditam que ter um orçamento na casa dos milhões é atípico para os jogos considerados realmente indie.

À medida que o mercado de jogos evolui, o termo “indie” parece estar perdendo seu significado original. Hoje, editoras como Devolver e Annapurna Interactive apoiam muitos jogos menores, proporcionando suporte que antes era escasso. Em categorias do The Game Awards, apenas dois jogos foram completamente self-published: Hades 2 e Hollow Knight: Silksong.

Isso nos leva a questionar o que realmente caracteriza um jogo indie. Pode ser mais uma questão cultural e espiritual do que uma definição rígida. Por exemplo, Dave the Diver é um jogo desenvolvido pela Mintrocket, uma subsidiária da Nexon. Apesar do estilo e humor que o fazem parecer um indie, a participação da Nexon não é amplamente conhecida, e a equipe afirma que não se considera indie.

A grande questão sobre a identidade dos jogos indie ainda está em aberto e, provavelmente, não será resolvida tão cedo. O que podemos fazer é refletir sobre o que “indie” significa para nós hoje.

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