Cofundador da Rockstar critica excesso de foco no lucro na indústria

Dan Houser, um dos cofundadores da Rockstar Games, que ajudou a transformar a empresa em um dos gigantes da indústria de jogos, compartilhou suas preocupações sobre a excessiva busca por dinheiro no setor. Em uma entrevista no programa Sunday Brunch, ele alertou que, se o foco for apenas o lucro, a indústria pode enfrentar sérios riscos nos próximos anos.
Ele, que esteve por trás dos principais roteiros de Grand Theft Auto, levantou um ponto interessante: as desenvolvedoras têm duas opções. “Elas podem trilhar um caminho criativo e inovador ou, pelo contrário, mergulhar em um foco desenfreado na geração de lucro”, disse. Essa reflexão é relevante, especialmente em um momento em que muitos estúdios buscam se destacar nesse cenário competitivo.
Houser ressaltou que, embora o dinheiro possa ser tentador, o vandalismo na arte comercial pode afetar a qualidade dos jogos. “Sempre existe o risco de que a arte se distraia com questões financeiras”, explicou ele. Para ele, ainda há uma rica cena criativa que prioriza experiências narrativas envolventes.
Caminhos que Podem Coexistir
Apesar de levantar a bandeira da criatividade, Dan não chegou a escolher um lado vencedor nessa batalha. Ele acredita que ambas as abordagens podem coexistir. “Eu realmente acho que os dois caminhos podem prosperar juntos”, afirmou. Isso parece um pouco contraditório, considerando suas preocupações, mas mostra como a diversidade no mercado pode dar lugar a diferentes modelos de sucesso.
Atualmente, o segmento de jogos Triple A tem se concentrado em títulos de alto orçamento e com constantes atualizações, buscando manter o engajamento dos jogadores. Por outro lado, jogos menores, como Peak e Clair Obscur: Expedition 33, também estão ganhando destaque e concorrendo a prêmios importantes, como Jogo do Ano no The Game Awards.
Entretanto, uma questão importante que Houser não abordou é a dificuldade crescente de financiamento para esses jogos menores. Após um período de crescimento durante a pandemia, o mercado de games passou por uma retração, fazendo com que investidores de risco se afastassem de projetos menores. Atualmente, eles preferem optar por investimentos em grandes produções, que aparentam oferecer retornos mais seguros e garantidos.


Comentários estão fechados.