Capcom planeja expandir Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney

A Capcom compartilhou recentemente um documento interessante com seus investidores, falando sobre seus planos de crescimento. No centro dessa estratégia, estão algumas das suas franquias mais queridas, que ainda não alcançaram o sucesso estrondoso de outras grandes séries. Entre elas, estão Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney.
Atualmente, os campeões de vendas da Capcom, como já era de se esperar, são Resident Evil, Street Fighter e Monster Hunter. Essas três são consideradas as “IPs centrais” da empresa. O objetivo da Capcom é elevar outros jogos ao mesmo patamar, transformando suas franquias menos conhecidas em verdadeiros sucessos.
Em palavras do próprio relatório, a Capcom está fazendo um mapeamento das principais séries e sequências, remakes e novos títulos. Eles têm um plano de lançar de dois a três grandes jogos por ano, mas a expectativa é aumentar esse ritmo nos próximos anos.
Um dos grandes objetivos da empresa é atingir 100 milhões de vendas por ano. Para isso, ela quer ampliar seu portfólio com mais “IPs centrais”. Na visão da Capcom, marcas como Mega Man e Devil May Cry têm potencial para conquistar uma base de fãs ainda maior através de novos lançamentos e redesenhos de títulos clássicos para os consoles mais recentes.
Já em relação à estrutura da empresa, a Capcom está investindo em sua expansão no Japão. Recentemente, consolidaram seu desenvolvimento de jogos em Osaka e agora estão construindo uma nova instalação próxima ao escritório principal, com previsão de conclusão em 2027. Além disso, já adquiriram terrenos nas redondezas, pensando em novas expansões futuras.
Quanto vende uma “IP central” da Capcom?
Esse planejamento traz boas notícias para os fãs das franquias que têm estado em segundo plano, pois elas poderão receber mais atenção e carinho da desenvolvedora. A diferença nas vendas entre essas IPs centrais e as outras é bem significativa.
Por exemplo, Resident Evil, que começou sua jornada em 1996, já vendeu impressionantes 170 milhões de unidades. Monster Hunter, lançado em 2004, também é um sucesso, com 120 milhões de vendas. E Street Fighter, apesar de ser a mais antiga, com início em 1987, tem 56 milhões de cópias vendidas.
Destaque para Mega Man, que é a franquia mais próxima dos números dos campeões: desde 1987, já acumulou 43 milhões de unidades vendidas. Devil May Cry, que chegou em 2001, vendeu até agora 33 milhões. Por outro lado, Ace Attorney ainda está um pouco atrás, completando 13 milhões desde seu lançamento em 2001.
Com essas informações, fica claro que a Capcom tem muito potencial para expandir e fortalecer seu catálogo de jogos!


Comentários estão fechados.