Black Ops 6 gerou US$ 300 milhões em vendas no Game Pass

Com lançamento previsto para 14 de novembro, Call of Duty: Black Ops 7 será adicionado ao catálogo do Game Pass, mas só na versão Ultimate, que agora custa R$ 120 por mês. Segundo informações da Bloomberg, essa mudança é reflexo de uma grande perda financeira gerada pelo título anterior da série disponível no mesmo serviço.

A Microsoft viu a divisão Xbox perder cerca de US$ 300 milhões em vendas por permitir acesso ao game tanto no Xbox quanto no PC para uma grande quantidade de jogadores. A empresa sabia que muitos optariam por não comprar o jogo devido à disponibilidade no Game Pass, mas esperava compensar isso com uma adesão maior ao serviço — o que não ocorreu como esperado.

De acordo com o analista Joost Van Dreunen, fundador da Andora, “o Game Pass não trouxe o crescimento explosivo que a Microsoft esperava após a Activision, e os custos de infraestrutura não estão alinhados com o modelo de preços”. Sendo assim, a empresa decidiu alterar a estrutura do serviço e anunciou reajustes significativos.

Game Pass vai ficar mais restritivo em seus lançamentos

Embora o Game Pass tenha se destacado por oferecer muitos jogos já no lançamento, Call of Duty se tornou um ícone para a Microsoft. A série, mesmo recebendo críticas por mudanças sutis em cada nova versão, continua a ter recordes de venda e lucros.

Dessa forma, a franquia se tornou essencial nos planos de assinatura. O novo plano Premium deverá ainda receber lançamentos, mas com um atraso de até um ano. Por outro lado, o jogo de tiro será exclusivo para os assinantes da versão Ultimate.

Além dessa mudança, a Microsoft decidiu eliminar os descontos que oferecia em microtransações para proteger ainda mais suas receitas. Em compensação, promete aumentar as recompensas para quem optar pela assinatura mais cara no plano Rewards.

Decisões da empresa nem sempre agradaram funcionários

Alguns ex-funcionários entrevistados pela Bloomberg comentam que dar acesso a jogos de Dia 1 no Game Pass gerou controvérsias internas. Inicialmente, o serviço oferecia apenas jogos mais antigos. No entanto, rapidamente começou a incluir títulos que custavam US$ 60 no lançamento, levando muitos assinantes a deixarem de comprá-los.

Essa realidade foi notável em 2024 com o lançamento de Call of Duty: Black Ops 6, que teve seu acesso liberado no Game Pass desde o primeiro dia. Mesmo que isso tenha gerado um aumento de 16% nas assinaturas, esse número foi temporário, com muitos usuários não renovando porque preferiram não manter o jogo.

Segundo dados mais recentes da Microsoft, o Game Pass possui atualmente 35 milhões de assinantes, mas seu crescimento vem diminuindo anualmente. A empresa informou que o serviço é lucrativo, gerando cerca de US$ 5 bilhões por ano, mas ainda assim optou por realizar esses reajustes necessários.

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