Battlefield 6 tem problemas no Steam Deck por anti-cheat Javelin

O aguardado game Battlefield 6 vai deixar de fora a galera que joga no Steam Deck e em sistemas operacionais baseados em Linux. Essa decisão, que já levanta um bom debate entre os fãs, se deve a certas tecnologias envolvidas no jogo, particularmente a exigência de Secure Boot e o sistema de proteção contra trapaças chamado Javelin, que a EA implementou.
Essa confirmação veio do perfil Battlefield Wire na plataforma X (antigo Twitter), e foi reforçada pelo executivo Vince Zampella. Para quem já esperava jogar a nova versão no Steam Deck, a notícia pode ser bem frustrante.
O que é o Javelin e por que ele impede o jogo no Steam Deck?
O Javelin, lançado em 2022, é a resposta da EA para as trapaças, atuando diretamente no nível do sistema operacional para detectar e bloquear modificações e softwares indesejados em tempo real. Para funcionar, ele precisa que a opção Secure Boot esteja ativa, o que é complicado para quem usa Linux ou dispositivos como o Steam Deck. Isso porque o SteamOS, que é baseado em Linux, não tem suporte nativo para o Secure Boot quando utiliza o Proton, uma camada de compatibilidade.
Zampella deixou claro que, por conta dessa exigência, o jogo não vai rodar no Steam Deck e não há planos para contornar essa situação. Isso significa que, no momento, não tem jeito: usuários do Steam Deck e da comunidade Linux estão de fora. Você pode pensar que, mesmo com soluções como o Proton, a falta de suporte ao Secure Boot realmente corta as esperanças de jogar Battlefield 6 em plataformas alternativas ao Windows.
“Não funciona no Steam Deck. Acho que provavelmente funcionará em algumas plataformas portáteis que não sejam o Steam Deck. Porém, isso não é a melhor maneira de jogar”, comentou Zampella.
Essa situação vai além do Steam Deck, impactando a comunidade Linux como um todo. E essa tendência de adotar anti-cheats mais rigorosos já vem sendo vista em outros jogos, como Valorant, que também exigem o Secure Boot e TPM 2.0 para funcionar.
Anti-cheats são tendência na indústria
A EA afirma que a implementação do Javelin já bloqueou mais de 33 milhões de tentativas de trapaça em cerca de 2,2 bilhões de PCs. No Battlefield 2042, onde o sistema foi introduzido no final de 2024, o número de partidas afetadas por cheaters caiu pela metade. Eles também afirmam que o Javelin tem uma taxa de acerto de 99% em banimentos, segundo dados que a empresa monitora internamente.
Se você está curioso sobre os requisitos para rodar Battlefield 6 no PC, o jogo promete ser uma experiência visual e jogável incrível, com lançamento previsto para o dia 10 de outubro nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series S|X. E vale lembrar: não haverá versões para as gerações anteriores, como PS4 e Xbox One.
As notícias e informações sobre jogos como essas são sempre quentes e ajudam a entender o que está por vir na indústria dos games.
Comentários estão fechados.