Baldur’s Gate 3 tem suporte nativo no Steam Deck por engenheiro

Na última terça-feira (23), Baldur’s Gate 3 recebeu um hotfix inesperado, trazendo correções de bugs e melhorias. Agora, o jogo da Larian Studios tem uma build nativa para o Steam Deck, mais de dois anos após seu lançamento oficial.
Com essa nova versão, a expectativa é que o RPG rode de forma mais eficiente no portátil da Valve. Isso significa, na prática, mais quadros por segundo, tempos de carregamento menores e uma experiência de gameplay ainda mais fluida.
Essa versão nativa foi fruto do esforço de apenas um engenheiro da Larian. Segundo o CEO da empresa, Swen Vincke, ele é um grande fã do Steam Deck e se dedicou após o trabalho para otimizar o game. “Quando testamos, ficamos surpresos com a performance. Logo decidimos investir para lançar essa versão”, comentou Vincke. Porém, os jogadores devem ficar atentos a algumas mudanças importantes.
Update de Baldur’s Gate 3 muda o jogo no Steam Deck
Uma das grandes vantagens dessa atualização é que agora Baldur’s Gate 3 não precisa mais da camada Proton, que era usada anteriormente. Com isso, a utilização dos recursos do CPU e da memória se torna mais eficiente, garantindo uma performance mais estável do jogo.
Entretanto, quem não tiver o backup automático de saves do Steam pode enfrentar alguns contratempos. O SteamOS, onde o jogo foi adaptado, usa uma estrutura de pastas diferente, o que pode dificultar o acesso ao progresso dos jogadores.
Além disso, todos os mods usados anteriormente no Steam Deck precisarão ser baixados novamente. Aqueles que não estavam logados nas contas da Larian Studios podem encontrar dificuldades. No site oficial, a desenvolvedora lançou um guia para ajudar na atualização e evitar a perda de conteúdos importantes.
O Hotfix #35 também trouxe várias correções necessárias, eliminando falhas que podiam causar travamentos tanto no PC quanto nos consoles. Portanto, para quem não joga no portátil, fazer a atualização ainda vale a pena.
Comentários estão fechados.