Avowed era pra ser um “Skyrim multiplayer”!
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Lançado há poucos dias, Avowed já conquistou jogadores ao redor do mundo com seu universo de fantasia, narrativa envolvente e visual deslumbrante. No entanto, o jogo da Obsidian Entertainment poderia ter sido algo completamente diferente.
Em entrevista ao jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, a diretora do jogo, Carrie Patel, revelou que o projeto começou como um MMO multiplayer, descrito internamente como um “Skyrim multiplayer”.
O conceito original buscava oferecer uma experiência cooperativa em um mundo aberto compartilhado. No entanto, em 2021, após a aquisição da Obsidian pela Microsoft, o jogo passou por uma reestruturação completa. Segundo Patel, essa mudança foi essencial para moldar o jogo que conhecemos hoje:
Normalmente, ao dar um passo atrás para reavaliar a direção criativa, montar um novo vertical slice e revisar os planos de produção, isso seria feito com uma equipe muito pequena.
Nós não tínhamos uma equipe muito pequena naquele momento.
Muitas lições que aprendemos durante o desenvolvimento deste jogo, o ideal seria tê-las aprendido em pequena escala, em uma pré-produção de verdade.
Carrie Patel, diretora de Avowed
De mundo aberto para zonas interconectadas
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Além da transição de MMO para single-player, outra mudança significativa foi a estrutura do mundo de Avowed. Inicialmente pensado como um mundo aberto, o jogo adotou um sistema de zonas interconectadas, semelhante ao visto em The Outer Worlds — outro sucesso da Obsidian.
Essa decisão criativa e logística foi tomada para otimizar o desempenho e o design do jogo, sem comprometer a narrativa e a exploração.
Embora alguns jogadores possam preferir a liberdade de um mundo totalmente aberto, a abordagem baseada em zonas permite ambientes mais detalhados, missões mais focadas e uma progressão mais fluida. A equipe de desenvolvimento já explicou publicamente as razões dessa escolha, destacando os benefícios para o ritmo e a imersão da experiência.
O futuro de Avowed: Mais aventuras em Eora?
Ao encerrar a entrevista, Carrie Patel deu pistas de que a jornada de Avowed pode estar apenas começando. A diretora expressou o desejo de expandir o universo do jogo em futuros projetos:
Agora que construímos esse mundo maravilhoso e fortalecemos a equipe com experiência e memória muscular em relação ao conteúdo e à jogabilidade desse mundo, eu adoraria nos ver fazendo mais com ele.
Carrie Patel, diretora de Avowed
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Essa declaração alimenta as expectativas dos fãs, que já especulam sobre possíveis expansões, sequências ou até mesmo spin-offs ambientados no mundo de Eora — o mesmo universo da franquia Pillars of Eternity.
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