Ator de Deus Ex perdeu centenas de dólares com cancelamento de Perfect Dark

Era para ser o retorno triunfal de Perfect Dark, reboot de um dos maiores clássicos do Nintendo 64. Um gameplay impressionante havia sido apresentado ao público no ano passado, reacendendo o hype e as expectativas dos fãs. Mas agora, o que era promessa virou frustração: o jogo foi oficialmente cancelado pela Microsoft, que encerrou as atividades da The Initiative, estúdio responsável pelo título.

Como se não bastasse a perda para os fãs, o cancelamento também afetou quem trabalhou nos bastidores, como o renomado ator Elias Toufexis, conhecido por dar voz ao protagonista Adam Jensen em Deus Ex. Ele revelou nas redes sociais que investiu vários dias de atuação no projeto, e que perdeu milhares de dólares com a decisão abrupta.

“Tudo foi embora num estalo”

Sem esconder sua frustração, Toufexis usou seu perfil para desabafar sobre o cancelamento.

O cancelamento desses jogos é uma ameaça constante. Eu tive uma boa quantidade de dias de atuação em Perfect Dark que simplesmente foram descartados. Milhares de dólares que eu esperava e contava acabaram em um estalo.

…agora, todo jogo em que atuo como diretor ou ator, eu acordo torcendo para que não seja cancelado.

Elias Toufexis, ator

O ator ainda criticou a insegurança constante da indústria, afirmando que acorda todos os dias com medo de que o próximo jogo em que está trabalhando seja cancelado.

Essa não é a primeira vez que Elias se posiciona. Em 2024, ele foi contra a decisão do sindicato SAG-AFTRA de permitir o uso de dubladores gerados por IA, dizendo que os profissionais humanos estavam sendo deixados de lado sem consulta alguma.

Crystal Dynamics também está fora do projeto

Imagem: Microsoft

Além de encerrar a The Initiative, a Microsoft teria rompido a parceria com a Crystal Dynamics, que atuava como estúdio de suporte no desenvolvimento. Isso reforça a ideia de que o projeto não será retomado por outra equipe — o reboot de Perfect Dark está oficialmente morto.

Elias Toufexis, como outros profissionais impactados, foi apenas mais uma vítima dos riscos invisíveis da indústria de games, onde nem mesmo talentos consagrados estão seguros.

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O impacto vai além dos cancelamentos

A história de Perfect Dark serve como alerta: o desenvolvimento de jogos AAA está mais vulnerável do que nunca. Mesmo projetos com marketing, gameplay divulgado e apoio de grandes nomes podem ser interrompidos repentinamente — e os danos não são apenas criativos, mas financeiros e emocionais para centenas de profissionais envolvidos.

A pergunta que fica é: quem será o próximo a perder tudo “num estalo”?

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