Assassin’s Creed Shadows proíbe violência contra animais; Entenda motivo

Pode parecer estranho falar de Assassin’s Creed e, em vez de planejar um assassinato silencioso com sua lâmina oculta, comentar sobre… como acariciar um gato. Mas é exatamente isso que está chamando atenção em Assassin’s Creed Shadows, o novo jogo da Ubisoft ambientado no Japão feudal. Pela primeira vez na franquia, não é possível atacar, ferir ou matar nenhum animal no jogo. Nenhum. Nem por acidente.

Nada de ursos, lobos ou predadores

Assassin’s Creed Shadows
Assassin’s Creed ShadowsImagem: Ubisoft

Jonathan Dumont, diretor criativo de Assassin’s Creed Shadows, explicou que essa escolha teve alguns fatores principais. O primeiro é até compreensível: o Japão feudal simplesmente não tinha tantos animais selvagens perigosos quanto outros cenários anteriores da franquia. Então, por que inventar ameaças artificiais que não existiam na época?

Mas o segundo motivo entrega a alma da mudança. Segundo Dumont, o objetivo era oferecer atividades mais contemplativas, com uma “experiência zen”, que contrastasse com a jornada intensa dos dois protagonistas, Yasuke e Naoe. A ideia é que o jogador tenha momentos de respiro durante a exploração, equilibrando o caos dos combates com encontros pacíficos na natureza.

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Mudança definitiva ou exceção passageira?

Com essa guinada mais “amiga dos animais”, muitos fãs estão se perguntando se o fim da caça em Assassin’s Creed veio para ficar. A resposta, ao que tudo indica, é: depende. Segundo Dumont, a ausência de caça e violência contra animais foi pensada especificamente para Shadows, e pode não se repetir em futuros jogos da série.

Ou seja, se o próximo Assassin’s Creed for ambientado nas planícies geladas da Sibéria, por exemplo… bem, talvez os ursos estejam de volta.

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