Assassin’s Creed Shadows – Créditos finais tem 2 HORAS de duração!

Assassin’s Creed Shadows já está entre nós e, como esperado, está gerando discussões acaloradas. Mas um detalhe curioso chamou ainda mais atenção: seus créditos finais duram cerca de 2 horas.

Isso significa que assistir aos créditos do jogo leva mais tempo do que assistir Alien, O Enigma de Outro Mundo ou até mesmo Rashomon e Yojimbo, dois clássicos do cinema samurai. Mas por que essa sequência é tão longa? E o que isso nos diz sobre o estado da indústria dos games?

Imagem: Reprodução/X

Por que os créditos de Assassin’s Creed Shadows são tão longos?

Diferente de outros jogos, onde os nomes dos desenvolvedores aparecem em fontes menores ou agrupados por estúdios, Assassin’s Creed Shadows dá a cada profissional uma linha individual no mesmo tamanho de fonte.

Essa decisão pode ser vista como um reconhecimento da Ubisoft ao trabalho de cada membro da equipe, mas também expõe o tamanho absurdo da equipe envolvida no projeto.

Por comparação, veja o tempo de créditos de outros jogos AAA:

  • The Last of Us Part II – 16 minutos
  • Red Dead Redemption 2 – 34 minutos
  • Astro Bot – 9 minutos (incluindo créditos jogáveis)
  • Assassin’s Creed Shadows2 horas!

Mesmo com estilos diferentes de exibição, o fato de um jogo precisar de duas horas para listar todos os envolvidos é um reflexo de como os projetos AAA estão cada vez mais gigantescos e caros.

Assassin’s Creed Shadows: Sucesso comercial, recepção morna

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Apesar da polêmica, Assassin’s Creed Shadows já vendeu mais de 1 milhão de cópias em seu primeiro dia, mostrando que a Ubisoft ainda tem uma base fiel de jogadores.

Mas a recepção crítica tem sido apenas boa, sem grandes elogios. O jogo está recebendo médias de 4/5, o que mantém o padrão da franquia, mas não representa um grande salto de qualidade.

Isso levanta a questão: será que vale a pena investir tanto tempo e dinheiro em um jogo que, no final, é apenas “bom”?

O verdadeiro problema: Os jogos estão caros demais para se fazer e comprar

A discussão sobre os créditos não é apenas sobre tempo de tela, mas sobre o custo exorbitante do desenvolvimento de jogos AAA.

  • Orçamentos bilionários – Cada vez mais jogos exigem equipes gigantescas, elevando custos de produção.
  • Pressão para o sucesso – Um fracasso pode significar demissões em massa e fechamento de estúdios.
  • Preço dos jogos em alta – O valor dos jogos já é alto e pode subir ainda mais com GTA 6 liderando uma nova onda de aumentos.

Se antes se acreditava que jogos não poderiam ficar mais caros, agora parece inevitável. Mas até quando esse modelo será sustentável?

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A indústria de games precisa mudar?

A questão não é apenas sobre Assassin’s Creed Shadows, mas sobre o futuro dos jogos AAA como um todo.

Se dois anos atrás a preocupação era com jogos custando R$ 350, agora a discussão é se os estúdios conseguem sobreviver aos custos crescentes de produção.

A cada lançamento, fica mais claro que a indústria precisa encontrar um equilíbrio, seja reduzindo escopo, apostando em modelos mais enxutos ou buscando novas estratégias de monetização.

Se nada mudar, poderemos ver cada vez mais jogos demorando anos para sair, custando fortunas e, ainda assim, sendo apenas “ok”.

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