Análise de Pools para PS5 e PSVR2

POOLS é mais uma experiência do que um jogo propriamente dito. Você pode terminar tudo em cerca de uma hora, mas, mesmo com essa brevidade, a atmosfera envolvente consegue deixar aquele frio na barriga.
Este título de terror alternativo é um simulador de caminhada onde você navega por labirintos complexos cheios de corredores azulejados, piscinas e toboáguas. Não há inimigos à espreita, nem limites de tempo, e as únicas ações disponíveis são andar e correr por esses espaços desconcertantes.
A proposta do jogo brinca com a ideia de “horror liminal”, uma sensação de desconforto com ambientes que oscilam entre corredores apertados e espaços anormalmente grandes, onde os toboáguas brilhantes se comportam quase como sustos. Cada um dos seis níveis é inquietante, conseguindo te deixar em alerta sem usar os tradicionais elementos “sustos”. Aqui, tudo é sobre a atmosfera, que se impregna na sua pele.
Visualmente, o jogo é um espetáculo no PS5 e PS5 Pro, com um uso de iluminação impressionante. O design sonoro, embora simples, tem o poder de levantar os pelos do seu pescoço. No começo, rimos da abordagem do jogo, mas em menos de 20 minutos, já estávamos nervosos com os sons de água se mexendo e nos aproximando cautelosamente de gigantes patos infláveis que flutuavam.
A experiência no PS5 já é creepy, mas no PSVR2 ela atinge outro nível. A única diferença mecânica é a possibilidade de subir escadas fisicamente com os controles Sense. Porém, o headset da Sony realmente complementa a escala do jogo. Olhar para poços aparentemente sem fim e se assustar com escadas sendo enfiadas em ventiladores por seres invisíveis traz uma imersão intensa. Além disso, quase não há diferença visual entre a versão VR e a de tela plana, o que torna este jogo um dos melhores showcases para o headset da Sony.
Assim como outros títulos do PSVR2, como Kayak VR: Mirage, POOLS pode parecer uma experiência de jogabilidade limitada, mas a intenção aqui não é essa. Você é transportado para outro lugar. Em Kayak VR é um cenário deslumbrante; em POOLS, são corredores azulejados, mas igualmente envolventes e perturbadores.
Embora a experiência seja curta, ela é admirável e certamente atende a um público específico. Em pouco tempo, cria uma atmosfera única e tensa que desafia a sua percepção, especialmente com o PSVR2.


Comentários estão fechados.