A falta de recursos técnicos: shadow of the colossus e o multiplayer

Em meio a um cenário recheado de controvérsias sobre os serviços online da Sony, pode parecer um tanto audacioso imaginar que o clássico Shadow of the Colossus para PS2 poderia ter sido um jogo online. Mas, essa era a ideia inicial de Fumito Ueda, o criador que trouxe este título icônico ao mundo.
Durante uma entrevista que celebra os 20 anos de lançamento do jogo, Ueda relembrou um vídeo de apresentação que foi usado para conseguir financiamento para o projeto. Esse material, que acompanhou a pré-venda de ICO no Japão, mostrava jogadores montados em seus cavalos através de um sandbox inspirado no estilo do jogo, usando flechas para distrair uma criatura colossal enquanto outro jogador escalava a mesma.
Ueda, que estava bastante influenciado por Battlefield 1942 na época — um jogo multiplayer online que incentivava a colaboração — expressou seu desejo de que Shadow of the Colossus fosse uma experiência compartilhada entre jogadores. Contudo, ele reconheceu que a equipe não tinha os recursos técnicos necessários para implementar essa ideia. Após avaliar as possibilidades, decidiram seguir um caminho diferente, optando por deixar de lado o aspecto online.
Com o passar do tempo, Ueda percebeu que sua paixão por jogos single player era mais forte. Ele destacou que, enquanto os jogos começaram como uma forma de entretenimento para se jogar contra a inteligência artificial, sua verdadeira conexão surgiu ao encontrar criaturas que pareciam vivas, mesmo em momentos de solidão em um jogo. Essa reflexão o levou à criação de The Last Guardian, um jogo onde a interação com um animal virtual se torna essencial para o progresso.
É interessante pensar nas várias direções que o jogo poderia ter tomado. Um Shadow of the Colossus multiplayer, por exemplo, poderia ter aberto portas para novos estilos de jogo, talvez até antecipando tendências como as vistas em Monster Hunter. No fim das contas, o que surgiu é um dos títulos mais memoráveis da história do PlayStation, mas é intrigante imaginar como o cenário poderia ter sido diferente.


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