A crise de RAM pode ser um pesadelo para o PS6

A situação não tem sido fácil para os fabricantes de consoles, como a PlayStation. Nos últimos tempos, a Sony enfrentou a pandemia de coronavírus e seus efeitos nas cadeias de suprimento. Além disso, a empresa teve que lidar com o aumento dos custos de componentes e novas tarifas nos Estados Unidos. E agora, uma crise envolvendo a RAM promete complicar ainda mais o cenário.

Parece que a Sony acumulou peças suficientes para manter o PS5 com preços acessíveis por um tempo, mas essa crise de RAM deve impactar todos os players gradualmente. A Micron, uma das principais fabricantes desse tipo de memória, anunciou que vai parar de fornecer RAM e memória para consumidores até o final de fevereiro de 2026. A empresa pretende redirecionar seus produtos para atender centros de dados impulsionados por inteligência artificial, que estão com a demanda nas alturas.

Os preços da RAM já estavam disparando devido a parcerias da OpenAI com fabricantes como a Samsung, que vai adquirir 40% da oferta global de memória. Agora, com menos opções no mercado, os consumidores vão enfrentar ainda mais dificuldades.

Sumit Sadana, vice-presidente executivo e diretor de negócios da Micron, comentou sobre a decisão da empresa: “O crescimento impulsionado pela IA nos centros de dados levou a um aumento na demanda por memória e armazenamento. A Micron tomou a difícil decisão de sair do mercado consumidor para melhorar o fornecimento e apoiar nossos clientes maiores e estratégicos em segmentos de crescimento mais rápido.”

Embora essa situação afete principalmente o mercado de PCs, a Sony também vai sentir os efeitos do aumento dos custos. Como uma grande fabricante, a Sony tem a vantagem de comprar em grande escala, o que pode ajudar a minimizar o impacto. No entanto, essa questão adiciona mais uma dor de cabeça para o desenvolvimento do PS6.

Se olharmos para as tendências de preço dos últimos 18 meses, vamos notar um aumento quase inacreditável nos preços da RAM nas últimas semanas. E não há dúvida de que anúncios como o da Micron só vão piorar as coisas para consumidores e empresas do setor.

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