Highguard é real e pode ser excelente no PS5

Highguard é, de fato, real, e já jogamos. A Wildlight Entertainment, um grupo de ex-desenvolvedores da Respawn, lançou um jogo de tiro PvP gratuito, e depois de algumas partidas, ficamos curiosos para passar mais tempo nele.
Essas são nossas impressões iniciais, mas, assim como muitos, queríamos entender que tipo de jogo era esse que Geoff Keighley apostou sua reputação. Após a conclusão do The Game Awards, silenciosamente, muitos passaram a pensar que outro Concord estava chegando.
Ainda não sabemos ao certo, mas o que podemos dizer é que Highguard é um jogo extremamente polido no PS5. Imagine uma mistura de Apex Legends e Valorant, com foco em jogabilidade afiada, habilidades de heróis e um trabalho em equipe bem tático.
### A mecânica do jogo
No jogo, duas equipes de três jogadores recebem uma base. Primeiro, há um tempo curto para reforçar algumas paredes, estilo Rainbow Six Siege. O objetivo é proteger os geradores dentro da sua base.
Depois, começa a fase de preparação, onde você pode explorar uma das cinco arenas disponíveis. É a hora de caçar baús de armas e armaduras ou coletar uma moeda de cristal que pode ser trocada em vendedores espalhados pelo mapa.
Então, o Shieldbreaker aparece, e as duas equipes lutam pela posse. Uma vez adquirido, você deve levar essa lâmina até a base inimiga para chamar sua torre de cerco. Isso quebra a defesa da base e inicia o ataque.
Na sequência, você tem alguns minutos para invadir a base e instalar bombas em diferentes geradores, tudo para zerar a saúde dela.
### Dinâmica e estratégia
É muita informação, e isso sem explorar os personagens (Wardens) ou os níveis de armas e armaduras. O jogo proporciona um verdadeiro vai e vem que achamos muito interessante.
Um instante você está na defensiva, tentando proteger sua base, e no seguinte, está avançando para a base inimiga com o Shieldbreaker na mão. O melhor é que, ao contrário dos battle royales, você pode ressurgir frequentemente, então não fica muito tempo sem ação.
As partidas são relativamente longas, algumas passaram de 20 minutos. Isso dá margem para planejar estratégias, recuperar a vantagem ou, quem sabe, ver tudo desmoronar.
### A experiência de jogo
Uma certeza é o talento por trás da criação dessa experiência. Assim como em Titanfall 2 ou Apex Legends, a movimentação é incrível. Você pula, desliza, usa tirolesa e até monta em um cavalo enquanto troca de armas e habilidades no meio do combate.
O jogo é um shooter bem polido, com desempenho robusto — especialmente no PS5 Pro. Visualmente, é bastante bonito, com um cenário de fantasia que é ao mesmo tempo sóbrio e colorido. Uma decepção, no entanto, é a falta de um slider de FOV, algo que parece estranho para um shooter em 2026, já que muitos jogadores preferem a visão ampla.
As animações de recarga das armas são muito satisfatórias, com efeitos sonoros marcantes e animações únicas para cada arma. Isso faz com que cada arma tenha uma sensação própria.
### A expectativa
Estamos ansiosos para dedicar mais tempo a Highguard. É sempre divertido explorar as nuances de um novo shooter, e sua abordagem PvP raid traz algo original ao cenário.
Resta saber se isso se tornará o sucesso que a Wildlight espera. No mercado atual, é difícil prever, mas, por enquanto, o jogo se mostra bonito, é prazeroso de jogar e tem grande potencial para estratégias em equipe, com um modo de jogo dinâmico e interessante.


Comentários estão fechados.