ex-produtor defende decisão da bioWare de criar anthem

ANTHEM foi um marco de decepção para a BioWare, mas quem acha que o estúdio não deveria ter embarcado nesse projeto está, segundo seu produtor executivo, totalmente equivocado. Mark Darrah, um veterano da BioWare, saiu em defesa da decisão de desenvolver ANTHEM, ressaltando que a história da empresa sempre foi marcada pela vontade de explorar novas ideias.

Em uma entrevista de mais de quatro horas, na qual discutiu tudo sobre ANTHEM — e que vale a pena conferir, se tiver um tempinho — Darrah comentou: “É fácil colocar a culpa na EA — e eles merecem uma boa parte dessa responsabilidade por ANTHEM — mas não é apenas culpa deles.”

Ele se dirigiu aos críticos que afirmam que ANTHEM estava fadado ao fracasso desde o início. “Sinto que a BioWare sempre esteve em transformação. Para essa lógica, nunca deveríamos ter feito Neverwinter Nights, pois éramos conhecidos por criar RPGs em 2D. Não deveríamos ter lançado Mass Effect, já que éramos especialistas em RPGs táticos, não em RPGs de ação”, explicou.

Darrah também admitiu que ANTHEM pode ter sido um grande desafio. “Foi um passo ousado? Com certeza. Mas será que na época a gente conseguia prever isso? Não sei, talvez não.”

Essa perspectiva é interessante, especialmente vindo de alguém que teve um papel fundamental no projeto, já que muitas das críticas a ANTHEM apontam a inexperiência da BioWare com jogos de serviço contínuo como um dos motivos do insucesso.

Apesar de tudo, Darrah acredita que não foi um erro ter começado ANTHEM. Ele oferece diversos motivos que ajudam a entender por que o jogo não foi bem recebido, mas ressalta que a decisão de prosseguir com o projeto tinha sua justificativa.

E agora, o que você pensa sobre ANTHEM, depois de toda essa reflexão? Será que a BioWare realmente se perdeu nesse caminho ou estava apenas explorando novas possibilidades?

Comentários estão fechados.