Expedition 33 perde GOTY do Indie Game Awards por uso de IA

O Indie Game Awards 2025 (IGA) ocorreu em 18 de dezembro e consagrou Clair Obscur: Expedition 33 como o Jogo do Ano e como o melhor Jogo de Estreia. Contudo, essas honrarias foram retiradas recentemente, pois o jogo foi desqualificado por conta do uso de inteligência artificial generativa.
Os organizadores do IGA compartilharam uma atualização nas redes sociais, afirmando que mantêm uma postura firme contra o uso dessa tecnologia. Quando o jogo foi apresentado para a premiação, um representante da Sandfall Interactive assegurou que a IA não havia sido utilizada no desenvolvimento da obra.
Entretanto, no mesmo dia do evento, a Sandfall admitiu que algumas imagens foram geradas por IA durante o processo de criação do jogo. Em uma declaração oficial, a empresa afirmou que, embora esses elementos tenham sido removidos por uma atualização, isso contraria as normas estabelecidas, resultando na retirada dos prêmios.
Blue Prince é o novo GOTY do Indie Game Awards 2025
Com a desqualificação de Expedition 33, os prêmios agora vão para os segundos melhores colocados. O título de Melhor Jogo de Estreia foi para Sorry We’re Closed, enquanto o troféu de Jogo do Ano ficou com Blue Prince.
Essa decisão gerou polêmica nas redes sociais. Um artigo opinativo de um veículo de comunicação levantou a suspeita de que Blue Prince também utilizou IA. A produtora, Raw Fury, se defendeu, afirmando que o jogo foi totalmente desenvolvido por sua equipe de forma humana, sem intervenções de inteligência artificial.
O mais conhecido The Game Awards tem mantido todos os reconhecimentos a Clair Obscur: Expedition 33, que viu um aumento nas vendas após ser premiado.
Essas reviravoltas mostram como o uso de novas tecnologias e os processos de desenvolvimento de jogos estão sob scrutinização, refletindo uma preocupação crescente sobre o papel da IA na indústria.


Comentários estão fechados.