Horizon Rip Off sai do Steam após fim repentino de disputa legal

Parece que a batalha jurídica entre a Sony e a Tencent teve um desfecho inesperado. A gigante japonesa de games conseguiu o que queria: o jogo Light of Motiram, que era acusado de ser uma imitação descarada de Horizon, foi removido da internet. O caso foi encerrado após um “acordo confidencial” entre as duas empresas.

Essa confirmação veio através de documentos do tribunal apresentados na quarta-feira, que anunciaram o fim do processo devido ao acordo não revelado. Light of Motiram — alvo de críticas dos advogados da PlayStation por ser um “clone servil” — teve suas páginas na Steam e na Epic Games Store deletadas, embora o site oficial do jogo ainda esteja ativo por enquanto.

Não se sabe ao certo o que foi combinado entre as partes, mas o principal objetivo da Sony com essa ação era impedir o lançamento do jogo da Tencent. Pelo visto, eles conseguiram, o que trouxe uma reviravolta surpreendente, já que as duas empresas vinham se atacando com bastante fervor. A PlayStation alegava que Light of Motiram ameaçava desvalorizar sua marca, enquanto a Tencent respondeu que a Sony buscava um “monopólio inaceitável sobre as convenções de um gênero”.

O processo estava agendado para ir ao tribunal em janeiro, mas com essas novidades, é possível que os advogados da Tencent não estivessem tão confiantes sobre o resultado.

Nos últimos tempos, ficou nítido o ataque agressivo da Sony a Light of Motiram, especialmente após o anuncio do novo MMO para PC e dispositivos móveis, Horizon Steel Frontiers, pela empresa coreana NCSoft. A Tencent já havia tentado convencer a PlayStation a criar uma versão para smartphones da franquia Horizon, que, segundo a Sony, acabou evoluindo para Light of Motiram depois que suas propostas foram rejeitadas.

Esse desfecho é realmente inesperado, mas parece que o time jurídico da PlayStation está mais feliz com o resultado, já que seu objetivo sempre foi desativar o projeto. Com as páginas nas lojas de PC apagadas, a missão da Sony e sua equipe de advogados parece ter sido cumprida.

Comentários estão fechados.