Sony é acusada de usar arte generativa em promoção do PlayStation

Sony é a mais recente empresa a ser questionada por aparentemente utilizar arte gerada por inteligência artificial em uma de suas promoções. A controvérsia não envolve um jogo, mas sim um calendário do advento que parece estar focado em jogadores da Canadá, Alemanha, França e Holanda.
Até o momento, não encontramos nenhuma menção desse evento nas principais redes sociais da PlayStation ou no PS Blog. O calendário do advento é uma maneira comum de marketing, onde os participantes são incentivados a completar pesquisas e atividades promocionais. Isso lhes permite ganhar ingressos para um sorteio, onde podem concorrer a um DualSense de Ghost of Yoten ou uma assinatura do PS Plus Premium.
Além disso, a cada vez que alguém participa do sorteio, recebe um avatar gratuito diariamente, que parece incluir arte criada por IA. Embora esteja ficando cada vez mais difícil notar esse tipo de arte, é possível afirmar que esses avatares têm um estilo peculiar. Não há sinais evidentes, como dedos extras, que costumam ser características de arte gerada por IA.
Um dos indícios mais notáveis é o uso de escrita japonesa em um cenário de estilo cyberpunk, que não reflete caracteres reais. Em comparação com exemplos mais controversos de IA em jogos como Call of Duty e Fortnite, essa ação da Sony é vista como uma simples atividade promocional.
Vale ressaltar que a Sony possui um vasto acervo de arte conceitual incrível de diversas franquias que possui. A pergunta que fica é: por que não usar um pouco desse material? Isso teria rendido avatares bem mais interessantes.


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