Ubisoft Teammates destaca a importância da IA generativa

Depois de explorar o mundo dos NFTs e do metaverso, a Ubisoft decidiu investir na promissora inteligência artificial (IA) generativa. Após gerar algumas discussões ao usar essa tecnologia para criar artes em Anno 117, a empresa lançou o Teammates, que promete mudar a forma como interagimos com os NPCs nos jogos.

A novidade foi revelada junto com o relatório financeiro mais recente da Ubisoft e representa uma evolução do seu sistema de NPCs, chamado NEO, introduzido em 2024. Para apresentar essa nova ferramenta na prática, a Ubisoft desenvolveu uma demo onde o jogador conta com um assistente chamado Jaspar e dois companheiros, Pablo e Sofia.

Usando a engine Snowdrop, a Ubisoft criou uma experiência de shooter onde é possível se comunicar com os aliados utilizando linguagem natural. A ideia é que o Teammates possa aprimorar o que já existe, permitindo que criadores de jogos imaginem novas possibilidades para seus projetos e para os jogadores.

Como o Ubisoft Teammates funciona na prática?

Recentemente, o veículo VGC teve a oportunidade de testar o Teammates. Um dos pontos interessantes é que a ferramenta vai além do gameplay. Por exemplo, o assistente Jaspar possibilitou realizar alterações na interface do jogo, como inverter o funcionamento de um analógico e aplicar filtros visuais para pessoas com daltonismo.

No gameplay, os robôs assistentes responderam a comandos básicos, como se esconder ou atacar inimigos específicos. Embora isso não seja novidade total nos jogos, a grande sacada é que o novo sistema respondeu bem a ordens faladas, algo que trouxe um toque especial à experiência.

Entretanto, é importante destacar que, por enquanto, o Teammates precisa de escritores humanos para funcionar bem. Eles são responsáveis por definir as personalidades dos personagens, as tramas e criar diálogos e interações. A Ubisoft menciona que a demonstração apresentada é o resultado de alguns meses de trabalho, mas também reconhece que há muito a evoluir nessa tecnologia.

Ainda é cedo para ver como o público, especialmente aqueles que são mais céticos em relação à IA, vai reagir a essa novidade. Mesmo assim, a Ubisoft acredita que essa abordagem pode enriquecer bastante seus futuros lançamentos.

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