Sony tenta silenciar projeto Revival do Concord após retorno de fãs

Ainda é difícil acreditar que, mesmo um ano após seu lançamento, o jogo Concord foi um verdadeiro fiasco. O que aconteceu com esse título foi algo que ninguém esperava; uma verdadeira catástrofe no mundo dos jogos.

Mas, calma lá, não vamos dizer que foi o pior jogo de todos os tempos. Seus personagens tinham um design questionável e a ideia geral não era das mais originais, mas, ao menos, o jogo estava bem polido e jogável. Com certeza já vimos coisas bem piores por aí.

Diante disso, era quase esperado que alguns fãs tentassem reanimar o jogo após a desativação dos servidores, que aconteceu menos de um mês depois do lançamento. A boa notícia é que uma equipe conseguiu engenharia reversa e fez com que o jogo voltasse a funcionar, permitindo que jogadores se conectassem a uma sala e jogassem partidas. Curiosamente, o número de jogadores online nesse novo cenário não estava muito longe do pico que Concord teve quando estava disponível oficialmente.

Porém, o site The Game Post revelou que uma empresa chamada MarkScan, especializada em proteção de direitos digitais, começou a inibir a divulgação de qualquer conteúdo oriundo desses servidores reanimados. Isso é relevante, já que a Sony costuma usar essa empresa para retirar do ar qualquer material que possa infringir direitos autorais, incluindo vídeos de gameplay modificados.

Por enquanto, a equipe que fez a engenharia reversa ainda não recebeu um aviso formal para interromper suas atividades, mas já parece estar diminuindo o ritmo, especialmente agora que ganhou notoriedade.

Vamos ser justos: a Sony provavelmente gostaria de esquecer Concord, mas será que isso realmente causa algum dano? Afinal, muito pouca gente queria jogar quando o título estava disponível oficialmente. Então, qual o problema de um pequeno grupo de fãs criar seus próprios servidores e manter o jogo vivo?

Comentários estão fechados.