PlayStation cancela dois jogos de US$ 25 milhões, incluindo novo IP

A maioria dos cancelamentos de jogos em várias plataformas passa batido, especialmente quando ocorrem nas fases iniciais do desenvolvimento. Recentemente, Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, revelou que dois jogos do PlayStation foram cancelados mesmo após a empresa investir a impressionante quantia de US$ 50 milhões neles. Um dos projetos estava nas mãos do renomado estúdio Santa Monica, conhecido por sua aclamada série God of War.
Yoshida, que teve uma longa trajetória na Sony, comentou sobre esses cancelamentos durante uma participação no podcast My Perfect Console, apresentado por Simon Parkin. Ele já tinha relatado anteriormente sobre a interrupção de dois grandes projetos sob sua supervisão e deu mais detalhes sobre essas histórias.
O próprio estúdio de God of War teria desistido do projeto
O ex-executivo começou explicando que um dos cancelamentos era de uma nova propriedade intelectual desenvolvida internamente pelo Santa Monica Studios. Ele destacou que não se tratava de um jogo da franquia God of War, mas de um conceito realmente interessante, com ideias de gameplay inovadoras. Ele fez questão de parabenizar a equipe do estúdio, que sempre se destacou pela qualidade artística de seus jogos.
Yoshida continuou a narrativa, trazendo uma perspectiva clara sobre a situação. A Sony havia apoiado o jogo por vários anos, mas em um determinado momento, foi o próprio Santa Monica que confessou que não conseguiria levar o projeto adiante. Ele mencionou que havia investido US$ 25 milhões nesse desenvolvimento e que, embora o conceito fosse ótimo, a equipe não conseguiu alcançar um gameplay satisfatório.
Um cancelamento de US$ 25 milhões “não é grande coisa hoje em dia”
Na sequência, ele também se referiu a outro jogo que já estava avançado em seu desenvolvimento antes de ser cancelado, também após gastar US$ 25 milhões. Nesse caso, o estúdio envolvido era europeu, mas Yoshida não revelou o nome. Ele disse que, ao assumir o comando dos Worldwide Studios, se deparou com essa situação.
O ex-chefe da Sony ainda fez uma observação sobre as dimensões dos cancelamentos atualmente. Ele disse que, nos dias de hoje, um cancelamento de US$ 25 milhões não é mais considerado um grande problema quando se olha para a indústria como um todo. Para ele, existem cancelamentos que envolvem quantias muito maiores e que impactam de forma mais significativa.
Essas revelações de Yoshida trazem à tona o lado mais complexo e desafiador do desenvolvimento de jogos, mostrando que, por trás de grandes títulos, há muitas tentativas e desafios que nem sempre chegam ao conhecimento do público.


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