Dan Houser revela que sentiria mais falta de Red Dead Redemption 3 do que de GTA 6

O cofundador e ex-roteirista-chefe da Rockstar Games, Dan Houser, revelou que sentiria uma tristeza maior se soubesse que Red Dead Redemption 3 está em desenvolvimento sem sua participação do que sente em relação ao aguardado GTA 6. Mesmo assim, o roteirista reconheceu que o novo jogo do Velho Oeste “provavelmente será lançado”.

Lançado em 2018, Red Dead Redemption 2 é considerado por muitos críticos e jogadores uma obra-prima dos videogames, com mais de 77 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Houser foi o responsável pelo roteiro do título e também pelo enredo de quase todos os grandes sucessos da Rockstar. Após deixar a empresa há mais de cinco anos, ele confirmou em entrevista à IGN que não tem envolvimento algum com GTA 6, mas deseja que o jogo “seja ótimo mesmo assim”.

Em uma conversa recente no podcast de Lex Fridman, Houser comentou sobre seu vínculo emocional com a franquia Red Dead Redemption. Segundo ele, a conexão com essa série é mais profunda do que com Grand Theft Auto.

“É claro que abrir mão de algo em que trabalhei de uma forma ou de outra por cerca de 20 anos, e sobre o qual escrevi nos últimos 10 ou 11 anos, escrevi todos eles, ou seja, fui o roteirista principal de todos eles… abrir mão disso é uma grande mudança. E, de certa forma, é triste”, disse Houser.

O criador explicou que, enquanto cada jogo da série GTA apresenta histórias independentes, Red Dead Redemption segue um arco narrativo contínuo, o que torna mais difícil se distanciar.

“Como cada um dos jogos (Grand Theft Auto) era uma história independente, não é bem a mesma coisa que… Acho que provavelmente seria mais triste se alguém continuasse Red Dead, porque era um arco coeso de dois jogos. Talvez fosse mais triste saber que alguém está trabalhando nisso. Mas, novamente, isso provavelmente também vai acontecer. Eu não sou dono da propriedade intelectual. Isso fazia parte do acordo. É um privilégio trabalhar nessas coisas, mas você não necessariamente é o dono delas.”

Apesar da ausência de confirmações oficiais, Houser acredita que a franquia ainda tem futuro. Ele lembrou que o universo começou com Red Dead Revolver (2004) e que a Rockstar pode optar por criar uma nova sub-série quando decidir retornar à saga do Velho Oeste.

O ator Roger Clark, que deu vida a Arthur Morgan em Red Dead Redemption 2, compartilha da mesma opinião. Em 2023, Clark afirmou que está “certo de que os fãs verão Red Dead Redemption 3 um dia”, embora não saiba quando isso ocorrerá.

“Tenho certeza de que um dia veremos Red Dead Redemption 3. Quando isso vai acontecer? Não faço a menor ideia. Também não conte com a participação de Arthur. Acho que a história dele já foi contada.”

Mais tarde, em entrevista à IGN, o ator reforçou que o sucesso comercial da franquia torna seu retorno inevitável.

“Sim, isso realmente chamou a atenção! Eu achava que era óbvio. Você não acha? E não é como se eu tivesse qualquer informação privilegiada, mas é claro que haverá outro Red Dead. Ele vendeu mais de 60 milhões de cópias! […] Strauss Zelnick, o CEO da Take-Two, disse isso ele próprio. Ele disse que GTA e Red Dead são franquias importantes para a Rockstar Games e que vão voltar a elas no futuro.”

Por enquanto, não há confirmação oficial de Red Dead Redemption 3, mas os indícios apontam que a série deve continuar em algum momento. O foco atual da Rockstar Games está em finalizar o desenvolvimento de GTA 6, programado para 26 de maio de 2026 — o próximo grande lançamento do estúdio.

Comentários estão fechados.