Criador de Lumines afirma que seu jogo Tetris no PSP não seria ‘o melhor’

Tetsuya Mizuguchi e sua equipe da Q Entertainment enfrentaram um grande desafio no início dos anos 2000: não conseguiram a licença para desenvolver um jogo de Tetris para o PSP. No fim das contas, essa reviravolta acabou dando origem a Lumines, um dos jogos de quebra-cabeça mais queridos da época.
Desde então, as duas franquias se cruzaram de várias maneiras. Mizuguchi teve a chance de criar sua própria versão do clássico jogo russo com o aclamado Tetris Effect, que, por sua vez, se inspira nas mecânicas de Lumines. Agora, estamos prestes a ver o retorno de Lumines na forma de Lumines Arise, que se inspira nas inovações trazidas pelo Tetris Effect.
Durante uma conversa descontraída com Mizuguchi, ele comentou sobre como as circunstâncias moldaram sua trajetória. “O PSP chegou, e como você mencionou, a licença do Tetris não estava disponível, e foi assim que aconteceu”, disse ele. Para Mizuguchi, cada nova criação carrega uma história, e Lumines, em particular, só existiu por causa desse contratempo.
E não é só isso: ele parece contente com o desfecho dessa história. Mizuguchi acredita que a falta de experiência da equipe na época poderia ter resultado em um jogo de Tetris bem menos impactante. “Graças a isso, Lumines nasceu. Passar por esse processo nos permitiu trabalhar nosso próprio design de jogos baseado em sinestesia, aprimorando nossas habilidades e criando um espaço único para nós”, afirmou.
Ele explicou que, se tivessem conseguido a licença e feito um jogo de Tetris no PSP, talvez não tivessem a confiança necessária para criar um clássico. “Honestamente, não sei se seríamos capazes de fazer o melhor jogo de Tetris para o PSP naquela época”, completou.
Negar a chance de trabalhar em Tetris forçou Mizuguchi e sua equipe a buscar novas soluções. “Foi só por causa do caminho que trilhamos e da criação de Lumines que conseguimos mostrar que é possível fazer um jogo leve e agradável para um portátil, simplesmente encaixando blocos de forma sincronizada à música”, enfatizou.
É curioso pensar sobre a insegurança de Mizuguchi em seus primeiros passos, principalmente porque, mesmo sem criar aquele jogo de Tetris, ele e sua equipe deixaram sua marca com Lumines, que é considerado um dos grandes jogos do portátil. Fica a dúvida: como seria seu Tetris no PSP? Seria uma versão simplificada do Tetris Effect? Talvez o jogo precisasse de tecnologia mais avançada para realmente brilhar.
De qualquer forma, é gratificante ver que tanto Tetris quanto Lumines existem e estão sendo revitalizados com tanto capricho.


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