Criadoras de Matrix desejavam game da série por Hideo Kojima

A série Matrix é um ícone da cultura pop, mas quando se trata de jogos, as adaptações não conseguiram deixar uma marca tão forte. Imagine se a Konami tivesse dado uma chance a um projeto no estilho de Hideo Kojima? A história poderia ter sido bem diferente.

Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami Digital Entertainment, revelou em uma entrevista que, em 2000, as irmãs Wachowski se reuniram com Kojima. O objetivo? Fazer de fato um jogo inspirado na famosa franquia. Nessa conversa, elas estavam cheias de ideias e pediram a Kojima que assumisse o projeto. No entanto, o produtor Kazumi Kitaue não viu isso como uma possibilidade viável e descartou a ideia imediatamente.

Nos últimos anos, surgiram boatos sobre esse encontro, mas agora temos confirmação de que ele realmente aconteceu. O motivo por trás da negativa da Konami foi o medo de desviar a atenção de Kojima e sua equipe da série Metal Gear, que estava em fase de desenvolvimento de um dos seus títulos mais aclamados: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Foi em 2003 que Matrix finalmente fez sua estreia nos games, mas o resultado foi um jogo da Shiny Entertainment que deixou a desejar e recebeu críticas mistas.

O título produzido na época buscava conectar o primeiro filme da série com suas sequências. O problema é que vários dos elementos do segundo filme só faziam sentido para quem tivesse jogado o primeiro, o que, convenhamos, não ajudou em nada na experiência dos jogadores. Além disso, o jogo apresentava diversos bugs, o que prejudicou ainda mais sua recepção.

Kojima permaneceu com a Konami até 2015, quando se tornou independente em meio a uma saída um tanto conturbada. Relatos indicam que a liberdade criativa que ele buscava tornou-se escassa, em parte devido à pressão de focar apenas em Metal Gear.

Comentários estão fechados.